HISTÓRICO



FUNDAÇÃO

O Conselho de Cidadania Permanente foi criado no dia 05 de outubro de 2004 na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itabuna, justamente quando a Constituição cidadã de 1988 completava 16 anos. Uma data bastante significativa e marcante para o Conselho. O CCP inicialmente chamava-se Conselho de Cidadania Paroquial, devido ao seu vinculo eclesial com a Paróquia de Santa Rita de Cássia.  

O QUE É O CCP

É um espaço formado por pessoas que sonham com uma nova sociedade possível. O Conselho nasceu a partir de um “sonho” do Frei José Raimundo Oliveira, quando pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia em Itabuna, sonho compartilhado e construído por um grupo de cidadãos e cidadãs que também tiveram e tem o mesmo IDEAL.

O CCP com o tempo e devido a sua atuação mais abrangente tornou-se um espaço independente e permanente a serviço não só da Igreja, mas de toda a sociedade, e passou a chama-se CONSELHO DE CIDADANIA PERMANENTE.

METODOLOGIA

No espaço do CCP os integrantes se reúnem para o exercício da reflexão e da proposição de temas e ações da mais alta relevância para a comunidade regional. Tendo como dinâmica: reuniões mensais, ou mais se forem necessárias, sendo que algumas têm o cunho mais interno de reflexão e encaminhamentos e outras de cunho aberto á comunidade onde se procura proporcionar encontros com representantes de Instituições jurídicas, de segurança pública, de garantia de direitos, médicas, entre outros, com o objetivo de conscientizar a população a cerca de seus direitos e deveres, e assim concretizarmos a efetivação da Cidadania Ativa.

AÇÕES

O CCP realiza Estudos, Mutirões, Semanas da Cidadania, Semana da Mulher, Palestras Conscientizadoras, Cartas a Sociedade, Visitas de solidariedade, participação em mutirões e caminhadas de entidades parceiras, visitas a Câmara Municipal, desenvolvem Campanhas de cunho cidadã, romarias, etc.

O Conselho busca também desenvolver ações de cunho reivindicatório, destacando-se nestes aspectos viabilizar encontros e atividades visando o combate à violência e a violação de direitos que se instalou em nosso município.


O CCP participa do projeto “O Ministério Público e os objetivos do Milênio: Saúde e Educação de qualidade para todos”.

PARCERIAS

O CCP na realização dos seus eventos mantem parcerias com o Ministério Público Federal, Defensoria Pública Estadual, Prefeitura Municipal de Itabuna, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidades, Policia Militar da Bahia, Delegacia Especial de Atendimento as Mulheres, Empresas comerciais de Itabuna, profissionais autônomos e liberais e cidadãos e cidadãs de boa vontade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário