domingo, 13 de setembro de 2009

“Fora politícos de Ficha suja !” foi o Grito dos Excluídos 2009 no sul da Bahia.


A Diocese de Itabuna através do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Juventude (PJ), Comunidades Eclesiais de Base (CEB's), Movimento do Cursilho de Cristandade (MCC), Paróquias, conjuntamente com o Movimento Negro Unificado (MNU), União das Associações de Bairro de Itabuna (UABI), Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE), Realizaram na semana da Pátria (02 a 07 de setembro) o mutirão de coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa. Montando em diversos lugares das cidades (Praças Municipais, Igrejas, Associações de Bairro, assentamentos, aldeias indígenas,etc) as unidade de coletas de assinaturas. A Campanha foi recebida com uma grande adesão e foi palco de manifestações de indignação da população no sul da Bahia.
Quando era explicado que o objetivo da Campanha é impedir a candidatura de políticos que tenham a "ficha suja na praça", condenados por crimes graves, e que precisávamos coletar 1,3 (Hum milhão e trezentos mil) assinaturas para enviar ao Congresso Nacional para se tornar realidade este desejo de uma grande parte da população brasileira, até aqueles que já não acreditavam mais na política voltavam e assinavam e diziam que se fosse preciso e possível assinavam quantas vezes fossem necessária. Outros afirmavam que ações como estas são necessárias e absolutamente importante para que a população brasileira se veja livre desta "praga" que infestou os espaços de representação política do País.
Para Haroldo Heleno, articulador da campanha Ficha Limpa na Diocese de Itabuna, o mais importante que a quantidade de assinaturas recolhidas é o papel de conscientização que a Campanha vem desenvolvendo, e também a ação de provocar e instigar na população o sentimento de indignação e revolta com a situação atual. A Campanha também apresenta sinais de esperanças e demonstra que nem tudo esta perdido como diz alguns quando são convidados a participar da Campanha. Heleno afirma que quando são apresentados os números de prefeitos e vereadores cassados, mesmo que ainda forma parcial (667) após a aplicações da Lei 9840, estes números por si só nos traz a esperança que uma nova sociedade é possível. Ao mesmo tempo os organizadores da campanha em Itabuna cita diversos fatos acontecidos em nossa região e na própria cidade de Itabuna (Cassação de Prefeitos, denúncias contra Vereadores, etc), este fatos mostram que é necessário e urgente a mobilização popular, pois só esta mobilização será possível mudar os rumos da atual conjuntura política. Haroldo Heleno ainda afirma que é preciso continuarmos como as nossas vassouras (nossos títulos eleitorais) em mão para continuarmos fazendo uma "Faxina Geral" no País.
Foram coletadas mais de 2.500 (duas mil e quinhentas) assinaturas neste pequeno espaço de tempo. O jornalista Daniel Thame escreveu em seu blog: “Os excluídos tem o poder de excluir” – “Para dar um grito de independência desses maus políticos, o povo brasileiro, essa imensa legião de excluídos deve se conscientizar de que tem não apenas o direito, mas também o dever de excluir da política essa gente que tem folha corrida em vez de currículo”. http://danielthame.blogspot.com/2009/09/os-excluidos-tem-o-poder-de-excluir.html, traduzindo fielmente o espírito da Campanha em Itabuna.

Conselho Indigenista Missionário
P/ Comissão Organizadora

Um comentário: