sábado, 12 de setembro de 2009

CIDADANIA

O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica,sendo usado então para designar os direitos relativos aocidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participavaativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.
Ao longo da história o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão.
A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquistada humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuaise coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituiçõesou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e deinjustiças contra uma maioria desassistida e que não se conseguefazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um doslados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres.O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, paracujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final,coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário