No ultimo dia 22 de setembro de 2010 (terça- feira) a comunidade da Serra do Padeiro, do Povo Tupinambá de Olivença, localizada no município de Buerarema, 450 km de Salvador, no sul da Bahia, recebeu a visita dos Deputados Luis Alberto (Federal – PT da Bahia) e Yulo Oiticica (Estadual – PT da Bahia). Os dois foram recepcionados pelo cacique Babau e uma grande comitiva de indígenas e não indígenas que foram prestigiar a vista dos Deputados. Estavam presentes também na visita pequenos empresários e comerciantes dos municípios de Buerarema, São José, Santa Luzia, que foram convidados pelo cacique Babau.
A visita a Serra fazia parte de compromissos assumidos pelos Parlamentares, acertada nas visitas que os Deputados fizeram ao cacique Babau e seu irmão Gil, quando os mesmos se encontravam presos ilegalmente.
Yulo voltou a reafirmar seu compromisso com a luta dos Povos Indígenas na Bahia e destacou o papel importante do cacique Babau, no processo de resistência e garantia do território Tupinambá, ficando claro para ele, que a prisão do cacique e a perseguição das demais lideranças indígenas na Bahia faz parte de uma “orquestrada estratégia” de intimidação da luta. Condenou veementemente este processo de criminalização das lutas e das lideranças em curso na Bahia. Vale lembrar que quando presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, em visita de solidariedade ao povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, no município de Pau Brasil, a sua comitiva foi vitima de um atentado por parte de pistoleiros a mando dos fazendeiros daquele município.
O deputado Luis Alberto, afirmou que a luta dos povos indígenas também é a sua luta, lembrando a todos a sua origem Quilombola, e que a perseguição ao seu povo em nada diferencia da perseguição aos povos Indígenas. Reafirmou o seu incondicional apoio a luta dos Tupinambá, e condenou a postura de candidatos regionais do seu partido que tem tomado posição ao lado dos fazendeiros e atacando os povos indígenas, esquecendo-se do seu passado e do compromisso do partido com a luta dos excluídos.
Ao final da tarde os deputados tiveram a oportunidade de visita a enorme e bem elaborada casa de farinha que esta em fase de acabamento, o que aumentará ainda mais a capacidade de produção desta trabalhadora comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário