sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ITABUNA, É DESTAQUE NO MAPA DA VIOLÊNCIA

O Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Sangari, lançou nesta quinta-feira, 24, o Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil. A divulgação aconteceu na Sala de Retratos do edifício sede do Ministério e contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Coordenado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, o estudo faz um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior.
No novo Mapa da Violência  do Ministério da Justiça, Itabuna aparece como a 3ª cidade mais violenta do Brasil, quando se considera o número de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos. Ou seja, Itabuna, infelizmente continua sendo uma cidade perigosa em especial para a Juventude. Perdendo apenas para Maceió (AL) e Serra (ES).

A posição de Itabuna só  “melhora”, (se pudermos chamar isto de melhora) quando comparados os dados envolvendo todas as faixas etárias. Neste caso, a cidade situa-se como a 13ª mais violenta do país. Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é a 2ª mais violenta do Brasil, conforme o estudo. E o mais impressionante a vizinha cidade de ilhéus aprece em 61ª posição na relação das mais violentas para jovens de 15 a 24 anos.

O pesquisador Júlio Jacob, autor do estudo, diz que ocorre uma desconcentração da violência das regiões mais ricas do país para o Nordeste. Segundo ele, o nordeste enfrenta uma maré positiva de geração de emprego e renda, mas sem a estrutura de segurança pública.

De acordo com o Ministério da Justiça, o estudo servirá de subsídio a políticas públicas de enfrentamento à violência. As fontes dos dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que aponta o crescimento das mortes de jovens por homicídio, acidentes de trânsito e suicídio.
 

Veja o mapa no site do MJ: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJEBAC1DBEITEMIDDD6FC83AAA9443839282FD58A5474435PTBRIE.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário