segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FREI RAIMUNDO, 27º ANOS DE SERVIÇO A VIDA E A CIDADANIA

O Conselho de Cidadania Permanente (CCP) participou das celebrações dos 27º anos de vida sacerdotal do Frei José Raimundo Oliveira realizado na sua cidade natal, Santa Luzia, na Paróquia de mesmo nome, no ultimo dia 08 de janeiro de 2012, contando com a presença de toda sua família, da comunidade paroquial de Santa Luzia e um grande numero de amigos da sua ex- paróquia Santa Rita de Cássia de Itabuna. A missa foi presidida pelo Frei Raimundo e concelebrada pelo pároco local o Padre José Luís.

O Frei José Raimundo sempre se destacou pelo seu compromisso com Evangelho da Vida e seu profundo amor pelo aspecto profético do Mestre Jesus, por andou passou deixou marcas profundas deste seu profetismo. Na sua primeira gestão a frente da Paróquia Santa Rita em Itabuna teve papel importante no uso e amor a Palavra de Deus, no fortalecimento das pastorais, na organização comunitária e um enorme desafio, que foi o de substituir o queridíssimo Frei Joaquim Cameli. Na capital sergipana à frente da Paróquia São Judas Tadeu, situada em um dos bairros mais violentos de Aracaju (Bairro América). Desenvolveu trabalhos que teve reconhecimento nacional, sendo até mesmo matéria do programa Fantástico da Rede Globo. Transformando o Bairro em uma referência positiva naquela cidade, chegando a mais de 550 dias sem um único assassinato. Neste contexto, poucos meses após assumir como vigário, frei José Raimundo de Oliveira juntamente com algumas autoridades policiais, conseguiram junto ao Governo do Estado a implantação de um Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC)3 no Bairro América. O posto foi instalado em 28 de fevereiro de 1996, num compartimento da própria Igreja São Judas Tadeu. Seu objetivo era, a partir da filosofia do Policiamento Comunitário, encurtar as distâncias entre os policiais e os locais das ocorrências. (Veja mais informações clicando aqui)

De volta a Paróquia Santa Rita para uma segunda gestão, manteve o seu perfil profético e de compromisso com a construção do Reino de Deus aqui e agora. Fortaleceu a presença laical nos serviços pastorais e dentre o seu compromisso com a Doutrina Social da Igreja, criou o então Conselho de Cidadania Paroquial, hoje Conselho de Cidadania Permanente, importante espaço de construção e defesa da cidadania e da Vida na Paróquia, responsáveis pela realização dos Mutirões da Cidadania, elaboração das Cartas de Santa Rita, parcerias com o Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, atividades conjuntas com a Policia Militar, criação do Centro Digital de Cidadania dentre os muitos outros trabalhos desenvolvidos pelo CCP contando com a ajuda de todos os grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Paróquia.

Outro aspecto marcante deste Franciscano convicto é o amor que seu Mestre Francisco de Assis tinha pela natureza, por onde passa tem criado espaços agradáveis e de alto teor reflexivo, um dos exemplos mais forte deste aspecto foi o cuidado e a transformação que promoveu desde a sua primeira gestão nos jardins da Paróquia Santa Rita de Cássia, seu compromisso pelo Ambiente inteiro (ele não gosta de chamar de meio-ambiente). Sempre o levou a desenvolver um trabalho de conscientização e campanhas que visem garantir uma natureza preservada e defendida a todo custo contra as constantes agressões que vem sofrendo. Em suas homilias e conversas individuais a defesa do planeta terra sempre é um tema recorrente e sua prática diária também se baseia neste amor que o seu Mestre Francisco inspirou, que os diga os jardins de Santa Rita e hoje o trabalho que vem desenvolvendo na Paróquia de Nossa Senhora da Pena em Porto Seguro.

Na Missa, Frei Raimundo nos lembrava de que esta celebração fecha o ciclo do Natal e se inicia o Tempo Comum na Igreja. A festa de Reis na verdade é comemorada no dia 06 de janeiro. A festa desse dia ocupa, na Igreja Oriental, o lugar que o Natal ocupa entre nós. Trata-se da celebração de uma grande ideia: A Manifestação ou "Epifania do Senhor".

Para Haroldo Heleno, assessor diocesano das CEBs, o Frei nos lembra com sua postura uma passagem do Documento de Aparecida (nº 13), onde somos chamados a “escolher entre os caminhos que conduzem à vida ou caminhos que conduzem à morte” (Dt 30,15). Caminhos de mortes são os que levam a dilapidar os bens que recebemos de Deus através daqueles que nos precederam na fé. São caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem os seus mandamentos ou inclusive contra Deus, amimada pelos ídolos do poder, da riqueza e do prazer efêmero, a qual termina sendo uma cultura contra o ser humano. O Frei Raimundo sempre nos ensina com seu próprio testemunho que não importa o preço que temos que pagam , mas que escolhamos sempre os caminhos que nos leva a Vida.

“Nossa maior ameaça é o medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja, no qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas na verdade a fé vai se degastando e degenerando em mesquinhez” (DA. 12)

Veja vídeo da celebração, clicando na imagem abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário