quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

FREI JOAQUIM CAMELI - 55 ANOS DE SERVIÇO AO EVANGELHO

Uma missa ás 19:00 horas do dia 18 de dezembro de 2009, na Igreja Santa Rita de Cássia no Bairro São Caetano, em Itabuna – Bahia, marcará os 55 anos de vida sacerdotal do frade capuchinhos Frei Joaquim Cameli.


Frei Joaquim nasceu no dia 01 de abril de 1930 em Ripatransone, Itália, e aos 24 anos de idade foi ordenado Padre, da Ordem dos Frades Capuchinhos. No primeiro dia de fevereiro de 1967, Frei Joaquim Cameli, assume como Superior e primeiro pároco a recém criada Paróquia de Santa Rita de Cássia no Bairro São Caetano que com a prescrição para a entrada em Canaã (observareis todos os mandamentos que hoje vos prescrevo), em 19 de fevereiro de 1967 toma posse, em Missa Solene concelebrada pelos Reverendos: Frei Joaquim Cameli, Frei Apolônio, Frei Maurício e Frei Justo. Na oportunidade Frei Justo agradece a colaboração recebida de todos e em seguida faz a entrega de estola ao novo Vigário, que entusiasmado manifesta sua boa vontade de trabalhar espiritualmente e materialmente em prol da Paróquia, o que cumpre até os dias atuais.

Ao assumir como vigário, Frei Joaquim Cameli com a participação dos religiosos, comunidade e público em geral, deu continuidade a construção da Igreja Matriz. Nos seus vinte e um anos como vigário realizou muitas almas. Como exemplo pode-se citar a construção de 14 Capelas distribuídas nas diversas comunidades e todos os meses celebrava uma Missa em cada uma delas. Hoje, algumas destas comunidades já foram desmembradas da área inicial da Paróquia Santa Rita de Cássia e possuem vida paroquial própria.

Em 1988, Frei Joaquim em cerimônia bastante concorrida, foi substituído pelo Frei José Raimundo da Silva Oliveira que, seguindo os passos do seu antecessor, continuou a grande obra benfazeja. Frei Joaquim foi transferido para a cidade de Jaguaquara onde também manteve o seu estilo de Evangelizador e construtor. No ano de 2006 retornou a sua Paróquia amada onde atua até os dias de hoje.

Desde o dia 18 de dezembro de 1954 quando recebeu a sua ordenação, o Frei Joaquim dedicou todo os seus 55 anos de sacerdócio ao serviço do Evangelho. Testemunhando de forma genuína e motivadora a mensagem de Jesus, praticando os seus mandamentos e transformando a vida de todos aqueles que tem a felicidade de conviver com ele. Deste 55 anos de serviço ao Evangelho mais da metade são dedicados a Paróquia Santa Rita de Cássia.

Toda a cidade de Itabuna, ou sendo mais ousado, toda a região é gratificada pela presença deste seguidor de Francisco de Assis, que ao longo dos anos vem ensinando a todos, os princípios de seus Mestres (Jesus Cristo e Francisco de Assis), e ainda hoje, nos leitos dos hospitais, nas comunidades religiosas e os agraciados paroquianos de Santa Rita de Cássia podem desfrutar dos seus ensinamentos, das suas palavras generosas e do seu testemunho cativante.

Agradecemos a Deus por nos ter presenteado com a presença deste Ser iluminado em nosso meio. Pedimos ao Pai que o mantenha firme na sua jornada e diante de um mundo tão sem esperança que a sua presença e o seu testemunho nos sirva como sinal de Esperança e possibilidade de um novo mundo possível.

Haroldo Heleno

Coordenador Paroquial.



2 comentários:

  1. Parabens a Frei Joaquim e a toda comunidade da região..
    Josivaldo
    http://www.josivaldotempopresente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer ao querido FREI JOAQUIM por toda sua dedicação. Venho acompanhando sua caminhada desde a minha infância. Fiz a minha primeira comunhão com ele, o meu casamento foi realizado por ele, e o meu primeiro filho foi batizado por ele.
    Quero parabenizá-lo nesta data tão bonita.Que Deus continue lhe abençoando muito.

    ResponderExcluir