segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

25 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DEDICADA A CONSTRUÇÃO DO REINO DE JUSTIÇA

Na próxima quarta feira (06 de janeiro de 2010 - Dia de Reis) a Paróquia de Santa Rita de Cássia em Itabuna terá mais um momento de festa e de muita alegria. Após a celebração dos 55 anos de vida sacerdotal do Frei Joaquim Camelli em dezembro de 2009, agora é a vez das celebrações dos 25 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DO FREI JOSÉ RAIMUNDO. Uma missa as 19:00 horas na Igreja Matriz marcará este importante momento na vida da Fraternidade dos Capuchinhos.


Ao completar 25 anos de sacerdócio Frei Raimundo tem uma longa lista de atividades que pode se alegrar e o fazer se sentir um sacerdote a serviço do Reino. Tanto em Itabuna como em Aracajú sua passagem deixou marcas profundas e ficará gravadas para sempre na vida das Paróquias onde atuou.

O incentivo ao uso da Bíblia, A missa dos Homens, o Projeto Nova Juventude, os Processos de Formação, Os mutirões da Cidadania, A coleta seletiva do lixo, O encontro de Casais com Cristo,Centro Digital de Cidadania, o imenso cuidado com o jardim da Paróquia transformando em um ponto propicio de reflexão e contemplação da obra de Deus. Apoio as comunidades eclesiais. Seu trabalho em Aracajú se tornou destaque nacional com o trabalho da Policia Comunitária.

Um sacerdote de posição firme, em defesa do Evangelho. Sua convicção motiva a todos que o cerca da necessidade de caminhar em busca da concretização da Justiça Plena e do seguimento fiel as Palavras do Mestre Jesus (Mt 25, 31-46).

Esta posição clara e sua postura em defesa da Vida e da Dignidade Humana, atrai para ele a ira e a inveja de alguns e isto nos lembra a caminhada dos Profetas, que na medida em que iam denunciando os desmandos dos poderosos, ou quando iam de encontro aos caprichos de alguns que egoisticamente só pensavam em si, atraiam para si ataques de cóleras e tentativas de desqualificar suas denuncias e a sua ação de profetismo (Jr 18,18-20). Hoje estas posturas não mudaram tanto ao do Profeta que continuam sua tarefa de denunciar as injustiças e anunciar a esperança, como não mudaram também as posturas daqueles que se sentem incomodados por estas denúncias.

Vale lembra nos dias de hoje vários profetas que na medida em que vão incomodando a muitos com suas denuncias proféticas em defesa da Vida, são caluniados, agredidos e até mesmo ameaçados em sua integridade física, entre estes: Dom Erwin Klauter, Dom José Luís Azcona, Dom Pedro Casadaglia, Pe. Bosco, Pe. Josimo, Chico Mendes, e podemos citar também Frei José Raimundo.

A ação pastoral do Frei José Raimundo buscando atender aos apelos na Igreja expressados através do Documento de Aparecida, tem incomodado inclusive pessoas da própria Igreja, o que também não é novidade. Na medida em que o trabalho é direcionado para colocar a estrutura paroquial numa perspectiva missionária, e não apenas para atividades momentâneas ou como algo opcional, mas tornar as atividades paróquias em ações de uma Igreja em um estado permanente de missão (DA, 144); Transformando a nossa ação pastoral de simples conservação ou de se manter o que se tem, sem medo do novo, passar para uma pastoral decididamente missionária (DA, 370) e sobretudo incluindo na nossa agenda pastoral ação que levem em conta prioritariamente a defesa da vida, com especial dedicação aos pobres, tornando a Paróquia uma “advogada da Justiça e defensora dos pobres” (DA, 395-397). Esta maneira de fazer Igreja sugerida pela Conferência de Aparecida e aceita pelo Frei Raimundo, ainda assusta e amedronta a muitos.

O menino pobre, natural de Santa Luzia no sul da Bahia, município com o menor índice de IDH do Brasil, sabe muito bem o que é lutar e buscar garantir Cidadania para muitos. A sua dedicação e trabalho ao longo destes 25 anos junto a Fraternidade dos Frades Capuchinhos sempre foram marcados pelo Espírito e ensinamentos do seu Mestre Francisco de Assis: Um amor imenso pela natureza (que o diga o jardim de Santa Rita) e uma predileção e carinho pelos pobres e excluídos que aliás também são as mesmas predileção e prioridade de Jesus, esta predileção do Frei Raimundo é facilmente percebida na sua forma de agir, de pregar e na sua forma de conduzir seu trabalho pastoral. É esta postura pastoral e evangélica que faz com que a Paróquia de Santa Rita de Cássia seja um referencial intra e extra eclesial.

Parabéns Frei Raimundo pelos 25 anos de vida sacerdotal dedicado ao Evangelho e na defesa da Vida e da Cidadania.

2 comentários:

  1. FREI RAIMUNDO È O PROFETA QUE ESTÁ AFRENTE DO NOSSO TEMPO. HOMEN CORAJOSO, DESTEMIDO, INOVADOR E COM VISÃO DE ÁGUIA.

    ResponderExcluir