segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PARÓQUIA REALIZA OFICINA DE PLANEJAMENTO

Paróquia Santa Rita de Cássia na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia realizou nos dias 06 e 07 de fevereiro do ano em curso sua Oficina de Planejamento. O evento foi realizado no salão da referida Paróquia e contou com a presença de 45 agentes de pastorais e foi assessorada pelo coordenador de pastoral Haroldo Heleno.

A Oficina de Planejamento teve como principais objetivos: Aprimorar o esforço conjunto da Paróquia para o fortalecimento do processo de Evangelização; Contribuir no desenvolvimento dos vários procedimentos relacionados ao fortalecimento paroquial; Empoderar as lideranças e os grupos de atuação paroquial de instrumentais que facilitem e melhorem suas atuações; Qualificar e disponibilizar para as lideranças paroquiais instrumentos que fortaleçam a caminhada Evangelizadora nos seus campos de atividades.

O assessor trabalhou e apresentou a metodologia do PMA - (Planejar - Monitorar - Avaliar) e a importância de um bom planejamento. Destacou que O PLANEJAMENTO nos ajuda a definir onde desejamos atuar. O que desejamos alcançar/mudar. Como e quem vai atuar no processo de realização. Quais as ações serão desenvolvidas e de que modo e com quais condições tudo isto será realizado.

Destacou também que o planejamento esta inserido dentro de um PROJETO, e que este Projeto é composto por alguns elementos:

- COMPREENSÃO da realidade local onde se pretende atuar. É o que chamamos de diagnóstico;

- VONTADE (a missão) e VOCAÇÃO (a especificidade) de produzir mudanças;

- DEFINIÇÃO dos objetivos a serem alcançados;

- ANALISE das condições e possibilidades existentes para o trabalho;

- PLANO DE AÇÃO, ou seja, saber o que vai ser feito.

- MECANISMO DE OBSERAVÇÃO (monitoramento) e AVALIAÇÃO da atuação, dos resultados e do impacto alcançados.

Esse conjunto de requisitos que convencionalmente compõe o PROJETO se apresenta distribuído em três fases: PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO -(PMA).

Primeiro se delimitou claramente os problemas que deveriam ser enfrentados e retomamos as nossas Prioridades assumidas em nossa Assembléia Paroquial (Formação - Família - Vocação e Ministérios - Juventude - Comunidades e o Acolhimento) Eles deram origem a construção de um PLANO DE AÇÃO INTEGRADO, levando em conta as especificidades dos Grupos, Pastorais, Movimentos e Comunidades existente em nossa Paróquia.

Ao final da oficina todos puderam construir um Planejamento com seu respectivo PLANO DE AÇÃO. Definindo o OBJETIVO GERAL, os OBJETIVOS ESPECIFICOS, os INDICADORES e construindo o seu CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.


 
Na missa das 19:00 horas do dia 07 de fevereiro estes PLANEJAMENTOS foram entregues de forma solene, gerando assim um sinal de PASTORAL ORGÂNICA na Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário