domingo, 25 de julho de 2010

CIDADANIA, MISSÃO DO CRISTÃO

A Diocese de Itabuna, realizou no período de 22 a 24 de julho de 2010, a Semana Diocesana da Cidadania.

O evento foi aberto no dia 22, ás 19:30h, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na rodovia Ilhéus x Itabuna, teve como destaque a reflexão do Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas. A mesa de abertura foi composta pelo Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Itabuna, Andirlei Nascimento, representando o Ministério Público Estadual, Drº Clodoaldo Anunciação, pela Defensoria Pública Estadual Drº George Araújo, o diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciência, Sr. Cristiano Lobo, o Tenente Bacelar representando a Policia Rodoviaria Estadual, o pró-reitor de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, Sr. Raimundo Bomfim, a Drª Raimunda Crispim, representando a equipe de coordenação do Evento, além do palestrante da noite, Dom Dimas que falou sobre: "Discipulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no mundo”. Baseando-se no documento de Aparecida e na última Assémbléia da CNBB, tendo como eixo a centralidade da Palavra de Deus. Destacou a importância da Bíblia na mão do Povo, de dar condições para as pessoas compreender a Palavra, estudo, reflexões. Salientava que a Biblia é a Palavra de Deus e está em contato com ela, estamos entrando em contato com o próprio Jesus. Reforçava que através da Palavra vamos fazendo a nossa adesão a Jesus. Ao finalizar sua reflexão nos falou dos Novos Areópagos que o Documento de Aparecida ressalta como lugares quase que impermeaveis para o anúncio do evangelho, que temos que ocupar enquanto Igreja. “Que essa seja a civilização do Amor”.

Clique aqui e veja as fotos da abertura

No dia 23, em todas as Paróquias do Vicariatro Centro (cidade de Itabuna) foram realizadas diversas e diferentes atividades, todas voltadas para o tema central da semana: "CIDADANIA , MISSÃO DO CRISTÃO". Coletas de sangue, palestras educativas sobre a Cidadania, Responsabilidade Social, exibição de videos, mesas redondas, apresentações teatrais, coletas de assinaturas, visitas ao lixão e a abrigos, distribuição de cestas básicas e sopões. As Pastorais Sociais junto com alguns Movimentos Sociais deram inicio a Campanha do Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra que vai se estender até o dia 07 de setembro, no Grito dos Excluídos. Estas foram algumas das muitas atividades realizadas.

No dia 24, no período da tarde na quadra do Colégio Sistema, foi um momento de socializar todas estas positivas experiências vivenciadas nas Paróquias, com a animação do Grupo Rainha da Paz, todos foram tendo oportunidade de repassar o que foi feito, e aos poucos fomos tendo oportunidade de percber  toda a potencialidade e riqueza da Diocese expressada pela criatividade, compromisso das diversas forças vivas das nossas Paóquias, Movimentos, Grupos, Comunidades, até mesmo  a OAB/Itabuna, se somou neste grande mutirão de Cidadania, e promoveu uma grande coleta de sangue, que iniciou na sede da Instituição no da 21 e vai até o dia 30 de julho, quando findará a Campanha, na sede da OAB.

Dom Ceslau Stanula, nos falou sobre o tema da Semana: Destacando que a missão do Cristão é a construção da Cidadania, muito bem expressa no Evangelho de João, quando o Mestre Jesus, afirma que Ele veio para que TODOS  tenham VIDA e a tenham em Abundância. Frisou bastante que a cidadania é uma construção coletiva, e não apenas de alguns, mas de TODOS NÓS.  e  convocou a todos a nos mantermos em alertra na garantia da VIDA PLENA PARA TODOS. 

Por fim, foi lida e aprovada o Documento final da Semana, intitulada Carta de Itabuna. Onde a Diocese expressa suas preocupações a partir das reflexões da Semana, mas também as luzes que surgiram a partir deste grande mutirão de solidariedade e cidadania.

Uma certeza que perpassou toda a Semana e se confirmou na celebração do dia 24, foi a necessidade de continuidade deste trabalho, não só se resumido em uma semana, mas que se torne uma prática diaria, das nossas Paróquias, Comunidades, Pastorais, Movimentos, Grupos, sempre com uma pergunta em mente: QUE TIPO DE SEMENTE TEMOS SEMEADO NO MEIO DO POVO?



Nenhum comentário:

Postar um comentário