sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fidelidade e serviço na Construção do Reino de Deus.



 Ao celebrar 27 anos de fidelidade ao Projeto de Deus a Província de Nª Srª da Piedade dos Frades Capuchinhos da Bahia e do Sergipe deu de presente a comunidade mais três “Fiéis seguidores” de Francisco de Assis e do Mestre Jesus e trouxe de volta ao seio da Fraternidade um dos seus seguidores.


Com uma bonita celebração concelebrada na Igreja da Piedade em Salvador a Ordem dos Frades Capuchinhos Menor realizou a Ordenação Diaconal dos Freis: Fernandes, Roberto e Paulo e ainda a profissão religiosa temporária do Frei Gregório, além é claro de celebrar os 27 anos da Província de Nª Srª da Piedade (Bahia/Sergipe).


A celebração foi presidida pelo Bispo Capuchinho da Diocese de Caicó no Rio Grande do Norte, Dom Frei Manoel Delson P. da Cruz, OFMcap e contou a ainda com a participação de Dom Severino Batista de França, OFMCap, Bispo de Nazaré da Mata,- Pernanbuco além de um grande numero de Frades Capuchinhos, Diáconos religiosos e religiosas e de diversas caravanas do estado da Bahia que foram participar do evento.

A palavra Diácono vem do grego: Servo. É o 1o. grau (Não degrau) do Sacramento da Ordem, seguindo-se no 2o. grau os presbíteros (padres) e no 3o. grau, Bispos. Integram, portanto, a Hierarquia eclesiástica, no seu grau inferior.

Os diáconos recebem, em sua ordenação, a imposição das mãos do Bispo e as orações consecratórias (consagração), deixando, assim, seu estado laico, passando a fazer parte do clero, porquanto o Sacramento lhe imprime tal caráter por toda a eternidade. É irreversível. Por graça divina e a imposição das mãos episcopais de Dom Frei Delson, OFMcap, os freis Paulo, Roberto e Fernandes receberam o Sacramento da Ordem no grau de Diaconato.


A origem do diaconato deu-se em ATOS 6, 1-6, quando os Apóstolos impuseram as mãos sobre Felipe, Prócoro, Nicanor, Tímon, Pármenas, Nicolau e Estevão que veio ser o primeiro mártir (Hoje é o patrono dos Diáconos, cuja data se comemora em 10 de agosto).


Dom Delson destacou em sua Reflexão, que hoje a palavra chave para o crescimento da Igreja e  para a transformação do mundo é: “Fidelidade a Jesus Cristo”, diante dos desafios que o mundo nos apresenta Deus nos capacita para darmos resposta a estes desafios, e citou como exemplo a primeira leitura de celebração quando o Profeta Jeremias tenta escapar da sua missão alegando a sua deficiência de não saber falar, mas a resposta de Deus é contudente, “Eu te  escolhi, ante mesmo que tu te formaste nos seio da tua mãe”. E Dom Delson dizia aos mais novos Diáconos,tenham sempre certeza que Deus está convosco, sua mão vai os segurar e os sustentar em sua caminhada, ele sempre vos dará as condições para construirem seu Reino, sejam fiéis a ele, sempre. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário