terça-feira, 22 de junho de 2010

Jovem Indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe participa de Consulta na OEA e denúncia violência contra os povos indígenas no sul da Bahia


Patrícia Moraes Pataxó, indígena do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe estudante do curso de Direito na UFBA (Universidade Federal da Bahia), embarcou ontem de Ilhéus, 21, para Washington (USA), onde de hoje, 22, a 25 próximo, representa o movimento indígena brasileiro em evento de consulta da Organização dos Estados Americanos.


A indicação de Patrícia para essa representação foi feita pela APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo) durante a última reunião da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista) no início deste mês, e aprovada pelas demais organizações indígenas reunidas na Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

O evento é uma consulta da OEA sobre a participação indígena na Organização e, durante o evento, estarão também presentes os relatores da organização para direitos humanos, direitos indígenas etc., para os quais Patrícia está levando relatos de descumprimento desses direitos no Brasil, como nos casos dos Tupinambá da Bahia, Guarani de Mato Grosso do Sul, dentre outros.


Patrícia, vem acompanhando as questões das violências cometidas contra seu povo, e mas recentemente tem dado todo suporte a comunidade de Serra do Padeiro no município de Buerarema e tem acompanhando desde o inicio todo o processo de criminalização das lideranças daquela comunidade, este acompanhamento e os diversos casos de violação de direitos deste povo será relatado pela jovem indígena no evento.


Itabuna, 22 de junho de 2010

Conselho Indigenista Missionário



A foto acima: Patrícia Pataxó estudante de Direito que vem acompanhando o caso de violência contra os Tupinambá da Serra, ao lado de Glicéria Tupinambá, irmã do cacique Babau, amamentando o filho de dois meses à saída do julgamento de seus irmãos ; Brasília, 1 jun. 2010. Por Daniela Alarcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário