domingo, 6 de maio de 2012

CCP REALIZA A ETAPA REGIONAL DO TRIBUNAL POPULAR DO JUDICIÁRIO

O Conselho de Cidadania Permanente juntamente com as Pastorais Sociais da Diocese de Itabuna (CIMI, CPT, CEBs) e o Movimento Negro Unificado de Itabuna promoveram no dia 05 de maio de 2012, no salão paroquial da Igreja Santa Rita de Cássia no Bairro São Caetano em Itabuna, a etapa regional do Tribunal Popular do Judiciário.

O evento contou com a participação de representantes de mais de 40 Entidades da Região, dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Camacan, Una, Eunápolis, Itamaraju e Salvador.

A mesa de abertura foi composta por representantes da organização do evento e parceiros presentes (Joice/ AATR, Valderly/ CPT, Cacique Babau e Ramon do povo Tupinambá, Dª Rita Arcanjo/ Ordem dos Advogados do Brasil, Drº Ludio Rodrigues/Defensoria Pública Estadual e Pe. Matheus/ Redentorista – Diocese de Itabuna), os trabalhos foram coordenados por Haroldo Heleno do Conselho Indigenista Missionário.

Foram apresentados casos, reunidos em eixos emblemáticos, aforamentos urbanos, violência policial, intolerância religiosa, conflitos fundiários, racismo, agro negócio, questão ambiental, etc. Os diversos casos foram colocados pelos próprios envolvidos de maneira muito forte, com exposição de fotos, de documentos e sobretudo de relatos emocionados e repletos de detalhes e informações importante, e eram seguidos de perguntas, sugestões e encaminhamentos de propostas no sentido de construir caminhos para dar visibilidade as denúncias apresentadas e para fomentar a continuidade deste processo de questionamento e transformação do Sistema Judiciário baiano e brasileiro.

Esta etapa do TPJ faz parte da programação de eventos que estão sendo realizados em varias regiões da Bahia ao longo dos meses de Abril, Maio e Junho (primeira quinzena), posteriormente haverá a sistematização dos dados e documentos reunidos em cada região, isto, a fim de construir e organizar o Tribunal Popular do Judiciário da Bahia, que reunirá os casos selecionados ao longo das etapas regional, a etapa estadual do TPJ BA está prevista para 14 de Julho de 2012 em Salvador.

Erinaldo Matos um dos membros do CCP afirmou que o TPJ é muito importante pois nos chama a atenção para decisões parciais do Judiciário que criminalizam os movimentos, e manifestações populares. E traz a tona casos de desrespeito aos direitos humanos e que ferem a dignidade da pessoa humana que a mídia convencional não divulga. Por isto o CCP apoia e participa deste evento.

Equipe Organizadora do Evento

Fotos: Adenilton Conrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário