quarta-feira, 2 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

 Fraternidade e a vida no planeta

Embora o lançamento nacional da CF 2011 aconteça apenas na quarta-feira de Cinzas, 09 de março, diversas dioceses brasileiras já estão promovendo cursos de formação para animadores da Campanha, onde aprofundam os conhecimentos sobre o tema e planejam as estratégias de ação.

Na Paróquia Santa Rita de Cássia, o estudo em preparação a CF/2011, aconteceu neste dia 02 de março, no salão paroquial e foi assessorado  por Haroldo Heleno, coordenador do Conselho de Cidadania Paroquial (CCP). 

Heleno, colocou que a  o objetivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e demais congregações envolvidas na realização da Campanha da Fraternidade (CF) decidiram enfocar o tema "Fraternidade e a vida no planeta”, tendo como o objetivo: conscientizar a comunidade cristã sobre a gravidade das conseqüências do aquecimento global e das mudanças climáticas. tendo como base no lema "A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). 

Haroldo colocou que  a expectativa é que a Campanha possa motivar as comunidades, Grupos, Pastorais e Movimentos  e possam  participarem dos debates e ações que visam buscar alternativas para preservar as condições naturais de vida do planeta, e assim, tentar reduzir os impactos ambientais cada vez mais freqüentes na população mundial.

Durante todo o período da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, a Campanha da Fraternidade buscará mobilizar comunidades, Igrejas e sociedade em geral para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.

Além disso, orientará as pessoas a adotarem atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a valorização da vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.

Heleno, destacou que somos todos responsáveis por tudo que acontece ao nosso redor e não devemos e nem podemos ficar alheios.  Na região, em especial na Diocese de Itabuna, vem acontecendo muitas agressões ao meio ambiente, é só olhar o rio Cachoeira, na verdade, ex-rio Cachoeira. Tudo muitas vezes justificado em nome do progresso, como acontece na vizinha Diocese de Ilhéus, com o empreendimento conhecido com "Porto Sul", que tem em seu bojo, uma serie de agressões ao meio ambiente, expulsão  e agressões a comunidades tradicionais ,  tudo em nome do "Desenvolvimento".  Neste período da quaresma vamos ter a oportunidade  de refletirmos sobre como estamos interagindo com a natureza", como estamos  cuidando dela , se é que estamos cuidando. 

Heleno destacou que "relação do ser humano com a natureza pode se tornar melhor como gestos que se traduzam no cuidado com o uso da água, energia e manejo do lixo, por exemplo”.

Aproveitando o momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o ‘Ano Internacional das Florestas’, a CF auxiliará na promoção da discussão sobre os problemas ambientais, mostrando sua gravidade e urgência para ações específicas, através da troca de experiências e alternativas para superação dos problemas provocados pelo aquecimento global.

Haroldo usou a dinâmica de apresentação de vídeos, e power point, além de muitos exemplos locais para enriquecer a reflexão. E terminou convocando a comunidade a fazer pequenas atitudes que podem significar muito, a exemplo da não utilização de copos plásticos nos encontros a serem realizados na Paróquia daqui para frente, também aderir a compras com sacolas retornavéis e não as plásticas utilizadas pelos super mercados e por fim pediu que houvesse um empenho maior de todos  na Campanha de recolhimento de garrafas plásticas desenvolvida pela Paróquia. 

Mudanças Climáticas

De acordo com estudos científicos, desde o ano de 1750 a temperatura da Terra vem aumentando. Até o ano de 2006 o aumento registrado foi de 0,7ºC, e a previsão é a de que até 2050, a temperatura aumente 2,4ºC, mesmo com as mudanças no padrão de produção e consumo. Sem essas medidas, a temperatura pode aumentar ainda mais e chegar até 4ºC. 

O resultado deste aquecimento é que as geleiras derretem e aumentam o nível dos mares, causando a migração de populações para outras áreas. Além disso, outros fenômenos climáticos se intensificam como as tempestades, furacões, enchentes e secas mais amplas e prolongadas.
Os três principais gases que provocam o efeito estufa são o dióxido de carbono (CO2), proveniente das queimadas de combustíveis fósseis e das queimadas de árvores; o metano (CH4), produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras; e o óxido nitroso (NO2), advindo principalmente da agricultura, pela fertilização do solo e por defensivos agrícolas.

Ver mais informações no link da CNBB abaixo. Bem como todo o material da CF/2011
http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/241-cf-campanha-da-fraternidade/349-cf-2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário