terça-feira, 1 de março de 2011

A VERDADE PEDE LICENÇA


Escrito por Maria do Socorro Mendonça | Ação Ilhéus   


Estamos acompanhando desde 2007 a tentativa do Governo Estadual em instalar um “Complexo” Intermodal na Praia do Norte com o nome de “Porto Sul”. A confusa tentativa começa pelo nome e para nós, restou dizer que tudo o que o Porto Sul não tem é NORTE! (rumo)


BRAVATA - O Governo anuncia a obra como a redenção do Sul da Bahia e decide que uma Ferrovia com recursos do tesouro (R$6 bilhões), deverão ser investidos na construção de uma Ferrovia  entre Ilhéus(BA) e Figueiropolis (TO), ligando no futuro o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, dando o nome do grande e respeitado Vasco Neto, a uma ferrovia que ele visualizou, mas alterando o seu traçado, fazendo-o estremecer no túmulo. Agora o nosso governador alega que forças políticas trabalham contra a concretização do projeto.

VERDADE – O Jornal A TARDE, na sua ediçao de domingo, dia 27/02/2011, informa que apurou junto a uma fonte governista que os principais interessados em minar o projeto seriam concorrentes diretos como o Porto de Suape, em Pernambuco, o Porto de Vitória, no Espirito Santo, além de o empresário Eike Batista, que está construindo o mega Porto de Açu. No entanto, de acordo com fontes do Jornal Econômico e do próprio governo, a questão é respeito ao dinheiro público. 

BRAVATA - Este mesmo Governo através de inúmeros prepostos e agora a empresa interessada em construir o Porto, passando a ser presenteada com o nosso dinheiro na construção da ferrovia e assim  obter mais lucro deixando de construir um mineroduto com  recursos próprios, insistem em afirmar que a Região teve a cultura do cacau dizimada na década de 1980 e por isso, surge para ser a nossa redenção.

VERDADE - Contrapondo-se a esta grande bravata dos que usam gravatas, o jornal Valor Econômico, anunciou no final de 2010, reproduzindo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), com o crescimento da produção de cacau, as indústrias processadoras reduziram a importação do produto, entre 2009 e 2010, em 35%. Ainda segundo o jornal, reproduzindo informações da TH-Consultoria e Estudos de Mercado, a safra brasileira 2010-2011, que termina em abril, deve atingir 195 mil toneladas, 26% mais que na safra anterior.  Vejam no gráfico da CEPLAC a evolução até 2005 e de acordo com matéria do Valor Econômico, em 2010 a Bahia produziu 195 mil toneladas, em constante crescimento ao invés de ter sido dizimada como anunciam.

Leia a matéria na integra e com mais detalhes: no site do Ação Ilhéus: clique no link abaixo

http://www.acaoilheus.org/news/2633-a-verdade-pede-licenca










Um comentário:

  1. O nosso planeta azul agoniza e a ganância tripudia, dilacerando a cada dia o equilíbrio ecológico. No meio desta enorme tristeza que nos invade, vislumbro uma luz no fim deste túnel de devassa e de ganância, esta luz que é um grito retumbante contra a degradação total da natureza. Ainda bem que nem tudo está perdido e é hora de um só coração, um só pensamento formar fileiras contra os destruidores do planeta.

    ResponderExcluir