quarta-feira, 9 de março de 2011

Comunidades do Litoral Norte dizem NÃO ao porto sul

Escrito por Maria do Socorro Mendonça - Ação Ilhéus

Qua, 09 de Março de 2011 09:27


Moradores do litoral Norte de Ilhéus continuam apreensivos quanto ao destino que o Governo do Estado vai dar às suas casas, já que sofreram ameaças por partes de prepostos do DERBA de que após o carnaval iniciariam o processo de retirada dos moradores daqueles loteamentos, quando os tratores derrubariam tudo, disse a Prof. Maria D’Ajuda Alomba – Presidente da Associação de Moradores da Vila Paraíso.


Com o objetivo de chamar atenção das autoridades, moradores e representantes da Rede Sul da Bahia, fizeram nesta quarta-feira de cinzas, um protesto pacífico, realizando uma caminhada de 6,4Km (ida/volta), tendo como ponto de partida a Vila Paraíso Km17, passando pelo loteamento Barramares, até a Ponta da Tulha Km20 e pararam no local onde está sendo mantida uma segurança privada e é o principal acesso a área pretendida para instalação da retroárea (500ha) do TUP – Terminal de Uso Privativo da BAMIN, onde está também prevista a estocagem à céu aberto do minério de ferro em pó (pellet feed 0,15mm e 66% Fe), trazido de Caetité pela FIOL - Ferrovia Oeste Leste.


Além da caminhada, durante os dias de carnaval, os moradores aproveitaram para distribuir panfletos, avisando aos turistas que este paraíso está ameaçado, alertando para o crime ambiental e social, fazendo paralisações na Vila Juerana e Vila Paraíso, no sábado e na segunda-feira.

Os blocos de carnaval nas Comunidades, foram organizados com camisas alusivas ao crime ambiental e traziam escrito “SOS NATUREZA – PORTO SUL NÃO” e “MINHA CASA MINHA VIDA, DEUS AJUDOU-ME A CONSTRUIR, O GOVERNO QUER DESTRUIR”.



Fotos: Cid Edson Póvoas
Thilo Scheuermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário