quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Evangeliza na Net

Estive recentemente assessorando a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, dos Frades Capuchinhos, em Jaguaquara na Bahia, na sua Assembléia Paroquial, a convite do amigo e irmão Frei Rutivalter Brito. Dentre as várias alegrias que sentir, foi a de perceber o quanto esta Paróquia avança “para águas mais profundas” no processo de Evangelização e no seu trabalho pastoral, com agentes cada vez mais capacitados e animados. Um fato que me chamou bastante a atenção foi a escolha do tema para a Assembléia que se repete pelo segundo ano: “Paróquia Maria Auxiliadora em estado permanente de Missão”. E neste sentido destaco uma ação que para muitos possa passar despercebido, mas que acho de fundamental importância para que este estado permanente de missão seja buscado incessantemente e possa cada vez mais ser fortalecido: que é o uso da internet e dos demais meios de comunicação para cumprir-se a vontade do Mestre: “Ide por todo o Mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas”.

A Paróquia além de garantir um espaço importante na Rádio local (Rádio Povo 1570 - AM), e da publicação do seu jornal "O Caminho", criou seu próprio espaço na internet com a construção da Rádio Evangeliza (http://radioevangeliza.net/), atendendo assim os pedidos das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que no seu nº 88 nos diz: “Importa saber utilizar o espaço “dos novos meios de comunicação social, especialmente a internet com inúmeras redes sociais, que constituem um novo fórum onde fazer ressoar o Evangelho”, ainda com o cuidado para que o mundo virtual jamais substitua o mundo real, pois “o encontro pessoal permanece insubstituível” (DGAE 88). E também mais na frente nos convoca: “Outro urgente areópago diz respeito ao mundo da comunicação”. Tornam-se inadiáveis mais investimentos tecnológicos e qualificação de pessoal, para uso adequado dos meios de comunicação, uma ousada pastoral da comunicação, garantindo a presença da Igreja no diálogo com a mentalidade e cultura contemporâneas, à luz dos valores do Evangelho. (DGAE 109)

Vale lembrar também que o Santo Papa Bento XVI tem recomendado com frequência a evangelização através da internet. Não é apenas mais um poderoso “meio” de comunicação, que pode facilitar e ampliar muito a nossa capacidade de evangelização; de fato, trata-se de um novo “ambiente” a ser evangelizado. Mais que “usar” a internet, precisamos estar “na” internet. De fato, a “rede” é como uma imensa e sofisticada praça, muito frequentada por gente que interage com toda sorte de mensagens; todos os “discursos” imagináveis podem ser encontrados nesta praça e há platéia para cada um deles. Alguns podem ser muito belos e construtivos, contribuindo para a dignificação do homem e a edificação do bem comum; outros, nem tanto; e, infelizmente, esta praça também é frequentada por companhias nada recomendáveis e até nocivas.

A Igreja não pode estar ausente no mundo da internet, com seu anúncio e testemunho. E isso precisa ser feito de muitas maneiras, para alcançar o maior número de interessados.

E finalmente, e não menos importante o que nos diz o Doc. de Aparecida: “Estamos vivendo uma época ímpar, em que a Igreja faz todo esforço possível para adaptar-se, conforme as exigências do momento, sem, contudo, se distanciar do que é essencial, às novas tecnologias, com um desejo de construir e fazer acontecer o Reino de Deus, abrindo, assim, uma nova página, início de um novo capítulo na história da evangelização. Para a Igreja, evangelizar é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, é fazer nova todas as coisas (cf. Ap 21, 5).

Por tudo isto, ouso dizer, que a Paróquia Maria Auxiliadora tem em mãos um instrumental de suma importância neste processo de Evangelização, para enfrentar esta “Mudança de época”. Agora é preciso que tenham pessoas capacitadas, que vivam a intimidade das novas tecnologias, colocando-as a serviço da Boa Nova da Salvação. Eis o maior desafio, que é de toda a Igreja: precisamos de animadores atualizados, que saibam levar a Palavra de Deus ao coração da nossa boa gente, com eficácia e criatividade, num mundo, em grande parte, indiferente, longe e distante da proposta e do convite do nosso Bom Deus, que é para todos.

Aquilo que disse na Assembleia também é importante: que todos nós usemos de nossas redes de comunicação (listas de endereços, site, blogs, msn, skype, fecebook, twitter, orkut, myspace, sonico, etc) para cumprirmos a nossa missão neste novo e importante areópago de Evangelização.

Clique na imagem ao lado e acesse a programação da Rádio Evangeliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário