segunda-feira, 30 de novembro de 2009

LIÇÃO DE CIDADANIA - Voto nulo não anula eleição


Está sendo espalhado na internet mais um hoax, uma lenda urbana, uma pulha virtual, desta vez sobre o resultado das eleições municipais e sobre o voto nulo. Diz o email:

Um exemplo para o Brasil
Bom Jesus de Itabapoana - RJ: 89,23% de votos nulos nas eleições de 2008
Bom Jesus do Itabapoana é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro

É algo difícil de acontecer, mas aconteceu! Os votos nulos somaram 20.821 ( 89,23%). Vejam a coragem e esclarecimento dessa população. O candidato a prefeito não servia e a população cuidou de eliminá-lo no voto. O TRE terá que fazer nova eleição e o candidato reprovado não poderá se candidatar novamente. O interessante é que esse fato não foi divulgado em nenhuma mídia. Até a Globo se calou. Se a moda pega, quem sabe não poderíamos depurar essa gente que vive enganando a todos? Esse é o exemplo que deve ser seguido! Tomara que a moda pegue. Mas para isso é necessário ser divulgado. Vejam o município Bom Jesus do Itabapoana. Devido ao baixo nível do candidato, de um total de 26.863 eleitores que compareceram às urnas, 20.821 eleitores conscientes decidiram anular o seu voto. Um exemplo para o mundo!


O texto pode ser encontrado não só em emails, mas também em diversos sites de notícias, blogs e afins, como se fosse uma verdade. E assim, de grão em grão, vão repetindo tanto a “verdade” até que ela cole.

Mas a verdade é que os eleitores de Bom Jesus de Itabapoana não foram tão “corajosos” nem “esclarecidos” assim. O que realmente aconteceu é que o Tribunal Superior Eleitoral indeferiu as candidaturas de dois dos candidatos: Branca, da coligação PMDB / PDT / PSL / PTN / PHS / PMN / PT / PSDB / PC do B / PT do B / PSC; e Paulo Sergio Cyrillo, da coligação PP / PRP / PRTB / PV / DEM / PRB / PPS / PSB (que sopas de letrinhas, que salada ideológica). Assim, os 9.337 votos recebidos por Branca e os 9.388 por Cyrillo foram contabilizados como nulos. Com isso, os 1.492 votos dados ao candidato vencedor, João José Pimentel (PTB) foram os únicos considerados válidos. Houve ainda 1.021 votos em branco.

Segundo o TSE, os 23.334 votos do município foram assim distribuídos (confira no site do TSE):
Válidos: 1.492
Brancos: 1.021
Nulos: 20.821

Como Cyrillo e Branca tiveram, juntos, 18.725 votos, isso quer dizer que os votos anulados a propósito (ou por erro do eleitor) somaram 2.096, ou seja, 9% dos votos apurados. Bem diferente do que diz o texto, que deseja dar a impressão de que 89% dos eleitores teriam propositadamente anulado o voto.

O texto diz também que o fato não foi divulgado em nenhuma mídia: “até a Globo se calou”. Ora, nesse link, pode-se ler a reportagem do jornal O Globo falando do que aconteceu em Bom Jesus e explicando corretamente a situação. A reportagem cita ainda Santo Antônio de Pádua como outra cidade onde aconteceu algo parecido: o indeferimento de algumas candidaturas que, mesmo assim, foram votadas, levou à anulação de grande número de votos.

Outra coisa importante: somente pelo fato de ter um grande número de votos nulos, uma eleição não é anulada. Mesmo que o candidato com mais votos tenha apenas 6% do total apurado, como foi em Bom Jesus, ele é declarado vencedor, já que o que se consideram são somente os votos válidos! Em resumo: voto nulo não anula uma eleição!

Sobre isso, leiam esse texto de Lúcia Hippolito, também em O Globo: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/post.asp?cod_post=126193

Conclusão: melhor não acreditar em qualquer coisa que chega na nossa caixa postal. E não acreditar nesses que fazem apologia do voto nulo. Primeiro, porque mentem e distorcem os fatos. Depois, porque se aproveitam da ignorância alheia para fomentar a não participação no processo eleitoral, que ainda é hoje um dos poucos canais de participação do cidadão nos destinos de sua cidade, Estado ou país.


TOMEM CUIDADO. Devemos continuar exercendo a nossa cidadania, apesar de muitas vezes o nosso voto não ser valorizado por aqueles que o recebe. Mais o importante é que devemos continuar fazendo nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário