domingo, 29 de novembro de 2009

PERDEMOS MAIS UM "SONHADOR"



A coisa lá por cima deve estar mais grave do que por aqui, pois Deus esta chamando os bons para talvez realizar uma grande missão celeste.
Recebi a triste noticia da passagem do companheiro Pe. Ze Carlos em plena rodoviária de Salvador, me dada pelo cacique Babau da Serra do Padeiro. Por volta da 7:00 horas da manhã de sexta quando me dirigia para um encontro da Assembléia Popular e da Articulação de Políticas Públicas e numa das mais incrível coincidência. Acabava de encontrar com Luciano Porto, companheiro de luta e a seu lado estava Elias Gomes, irmão do Frei Vantuir, também vitimado em uma tragédia na BR 101.
Todos estes fatos me trouxe a lembrança da nossa caminhada, enquanto estavamos na Pastoral de Juventude de Itabuna,quando tive a oportunidade de compartilhar com os companheiros Vantuir, Zé Carlos, José Marcelino, Beth, Lúcia, Albinha, e outros jovens , sonhos de um mundo melhor, de uma juventude atuante e que aos poucos iríamos “mudar o mundo”, sonhos de jovens que aos poucos foram se tornando realidade através da ações de cada um e de um desejo enorme de mudanças.
O tempo foi passando, mas o sonho continuava e continua, e para nós que ficamos, ainda com mais responsabilidade, pois ao longo do caminho fomos perdendo os “sonhadores”, que nos deixaram o legado e a tarefa de continuarmos a construção, a motivação de nossos sonhos.
Estes nossos sonhos contagiaram outros jovens, que tiveram a oportunidade de na Pastoral de Juventude darem continuidade a esta caminhada, enquanto isto, nós tivemos novas missões. Pe. José Carlos através da sua função sacerdotal e da Fundação Reconto, experiêncoa inovadora iniciada em Canavieiras e que se multiplicou Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas; permitiu que centenas de adolescentes deixassem de ser encaminhados para instituições em Salvador, que em vez de recuperar, funcionavam quase como escolas do crime.
A aplicação das chamadas medidas socioeducativas, determinadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, tiveram no padre José Carlos um entusiasta incansável, a ponto da experiência da Fundação Reconto ser levada a outras regiões do Estado.
São inúmeros os casos de adolescentes que, atendidos pela Fundação Reconto, voltaram aos estudos, aprenderam uma profissão e hoje estão inseridos no convívio social.
A ultima oportunidade que tive de me encontrar com Zé Carlos, foi na Assembléia Vicarial do sul, na sua Paróquia Nossa Senhora de Santana, quando na oportunidade pudemos desfrutar de toda sua alegria e entusiasmo. No recém inaugurado espaço de formação, muito bonito e prático como ele muito bem sabia fazer (aproveito para sugerir,que o espaço seja homenageado com seu nome: Espaço de formação e lazer Pe. Zé Carlos).
Foi-se antes de nós, sem se despedir, companheiro, mas sua missão não acabou, continue intercedendo por nós junto a Deus, que continuamos com o “nosso sonho”

2 comentários:

  1. Grande Ze Carlos, um grande guerreiro da juventude.Da ultima vez que estivemnos juntos em Buerrema na Missão Jovem da PJ ele me falou dos desejos para a comunidade de Buerarema e da expansão da Reconto. Ze é um grande parceiro, um cuidador de alto nivel, muito zeloso por tudo que faz. Que deus os acanhegue e nos proteja.
    Josivaldo Dias

    ResponderExcluir
  2. Caros Sonhadores.
    Dizem:"os bons morrem cedo!". Eu digo:" Os bons são apenas tranferidos para um plano, ao lado de Deus onde seus sonhos são realidades ETERNAS que estão esperando o momento certo para aconteçer aqui para nós. ARTUR GUSTAVO.

    ResponderExcluir