domingo, 15 de novembro de 2009

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA REALIZA SUA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL




Após uma semana da realização da XXII Assembléia Diocesana, a Paróquia Santa Rita de Cássia, realiza a sua Assembléia paroquial , nos dias 14 e 15 de novembro de 2009, no salão paroquial , tendo como tema: “A Paz é fruto da Justiça numa Comunidade eclesial”, cerca de 55 agentes de pastorais, juntamente com o Pároco José Raimundo Oliveira, durante este dois dias refletiram, aprofundaram e definiram os rumos da Paróquia para o ano de 2010.

Olhando o passado (Avaliação) para construir o futuro (Planejamento), os paroquianos tiveram a oportunidade de após uma excelente retrospectiva feita pela Pastoral de Comunicação (PASCOM) destacaram os pontos positivos das atividades realizadas em 2009 no sentido de potencializá-los, bem como, levantar também pontos que precisarão ser melhorados na nossa caminhada de 2010. Dentre os pontos considerados positivos foram lembrados as atividades que envolveram diversos atores pastorais, tais como: Festa de Santa Rita, Semana da Familia, Semana da Mulher, Mutirão da Cidadania, Gincana da Integração, Tríduo do Dízimo nas comunidades, as festas das padroeiras nas comunidades, a festa de Corpus Chisthi, Retiro dos Frades Capuchinhos, Ordenação Sacerdotal de Secundino, Retiro Espiritual conjunto de algumas Pastorais, os 10 anos do jornal Anúncio. Foi destacado também a implantação do Centro Digital de Cidadania, o terço luminoso, a integração dos grupos de centro com as comunidades e o Curso de Flores.

Dentre os pontos que precisamos melhorar foram destacados a necessidade de trabalharmos de forma mais eficiente e cuidadosa com a questão da acolhida em todos os aspectos, durante as celebrações, nas atividades de nossos grupos, na vida paroquial como um todo. Foi visto também a enorme necessidade de trabalharmos mais o aspecto da clareza na Missão, Objetivo e Identidade de nossos Movimentos. Existe por parte de muitos dirigentes dos movimentos desconhecimento sobre as prioridades paroquiais, bem como da vida paroquial; Dar uma conscientizada maior nos agentes de pastorais para compreendam melhor seu papel. Descobrir e formar novas lideranças para que possam assumir os desafios paroquiais; Fazer com que os participantes da Missa dos Homens também se engajem em grupos e Movimentos; Continua ainda a deficiência de comunicação entre os Movimentos e Pastoral de comunicação; Desconhecimento de muitos sobre os instrumentos de comunicação que a Paróquia dispõem e por fim uma outra grande deficiência que precisará de muito empenho em 2010, foi o trabalho com a Juventude, apesar do enorme investimento que foi feito neste setor os resultados não foram os esperados.

No final da tarde do primeiro dia, a Irmã Lourdes Favaretto, catequista franciscana (coordenadora Diocesana da Pastoral da Catequese) nos falou sobre os desafios da "Pastoral da Catequese hoje", após uma serie de desafios nos apresentou a proposta da "Catequese Catecumenal", uma nova proposta da Igreja, que visa a integração entre anúncio, celebração e vivência de fé, a formação de discípulos missionários para evangelizar, através de uma pedagogia interativa entre catequistas, catequizando e familia e que leva em conta a progressividade das etapas, nos apresentou uma serie de livros preparados didaticamente, com encartes de planejamentos, cartazes, com DVD, e celebrações e para os diversos atores. Ficando lançado o desafio para a Paróquia de assumir ou não este novo processo de catequese.

No domingo após uma rápida retrospectiva do dia anterior, Haroldo Heleno, coordenador paroquial, provocou a plenária com algumas reflexões sobre o processo de fortalecimento pastoral, destacando que a Paróquia tem conseguido dar respostas as ações de grande porte quando envolve diferentes atores na sua realização, tem inclusive conseguido motivar outras Paróquia e até mesmo a sociedade civil para realizar atividades a a partir de idéias que nascem na Paróquia, em muitos casos a Paróquia Santa Rita tem sido um referencial, um grande exemplo disto tudo é a realização dos Mutirões da Cidadania. Mas infelizmente ainda encontra enormes dificuldades no cotidiano (dia a dia) das atividades individuais dos grupos, pastorais, movimentos, comunidades. Heleno fez uma diferenciação da Ação Pastoral (que é a ação ou conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo) e as Pastorais que são os Instrumentos (Grupos, Movimentos, Associações, Comunidades, outros) para se concretizar esta ação e realizar as atividades que a Ação Pastoral nos convoca.

Antes de entrarmos no nosso planejamento 2010,Gregore nos apresentou o projeto de inclusão digital da Paróquia, o Centro de Cidadania Digital. O que é? Quais os objetivos, seu funcionamento, as suas pontecialidades, e como esta sendo gerenciado pela Paróquia. E por fim veio os desafios de como gerencia-lo? como manter esta proposta em funcionamento?

O Planejamento paroquial teve inicio como uma reflexão do livro de Romanos 12, 2-21, onde quatro grupos refletiram partes da passagem de Romanos e na medida da reflexão foram também apresentando propostas de ações que venham a responder os desafios levantados no dia anterior na avaliação.

Diante da questão da acolhida, ficou definido um enorme trabalho de conscientização nos diversos espaços da Paróquia que venha a resolver este grave problema, bem como a implementação de ações que venham a responder este desafio. Sobre a proposta da Catequese Catecumenal a Paróquia resolveu assumir dentro de um processo gradual de conhecimento e desenvolvimento de experiências que venha aos poucos concretizar esta nova proposta; Diante do desafio da formação, definiu-se pela criação da Escola Paroquial de Formação, que acontecerá todas as segundas terças feiras de cada mês, onde serão trabalhados temas que foram levantados na Assembléia, entre eles a catequese catecumenal, a liturgia, planejamento estratégico, relações interpessoal, etc, A escola vai se somar a outras ações de cunho formativo que já é desenvolvido na Paróquia, para coordenar a Escola de Formação foi apresentada uma equipe; Quanto a questão da juventude resolveu manter a prioridade e ficou acertado uma parceria mais direta com a Pastoral Familiar e Nova Juventude no sentido de desenvolver ações (encontros, curso, outros) no sentido de fortalecer o projeto da Nova Juventude; No aspecto de melhor utilização das novas tecnologias e melhoramentos na comunicação paroquial e dos próprios Movimentos, a PASCOM, o Conselho de Cidadania e o Centro Digital de Cidadania irão realizar uma oficina com este caráter, além dos trabalhos que o próprio CDC já desenvolve. Enfim o planejamento para 2010 foi sendo construindo, com algumas mudanças na vida paroquial, entre elas a definição de todas as missas de terça a sábado serem realizada no mesmo horário as 19:00 horas. O Cronograma completo com as atividades e a vida paroquial você pode acessar no site da Paróquia: http://www.paroquiasantaritadecassia.org/

A Assembléia teve como reflexão final uma convocação feita por Trajano, que nos falou sobre a necessidade de somar-mos força para a Construção do Reino, que não deve prevalecer na comunidade, o EU,nem o TU mas sim o NÒS, e todos nós termos claro que o que fazemos, realizamos para DEUS e não para satisfazer as nossas vaidades ou caprichos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário