sábado, 29 de maio de 2010

CEB's DIOCESANA DE ITABUNA, ESCOLHE NOVA COORDENAÇÃO


“Gente simples fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes
consegue mudanças extraordinárias”, provérbio africano proferido por dom Moacyr Grechi,
bispo de Porto Velho, na abertura do 12º Intereclesial das CEB’s, .



As Comunidades Eclesiais de Bases (CEB’s) da Diocese de Itabuna, realizaram no dia de hoje (29/05/2010) sua Assembléia Diocesana e escolheram nova coordenação Diocesana para o biênio 2010-2012.

Reunidos no salão paroquial da Igreja Santa Maria Goreti, no Bairro da Mangabinha em Itabuna, representantes dos vicariatos Norte, Sul e Centro, além de representantes de Pastorais, Movimentos e Grupos da Diocese de Itabuna, puderam avaliar a caminhada das CEB’s na Diocese, discutir desafios e se aprofundarem no tema: CEB’s, Ecologia e Missão, reflexão feita pelo Frei Genilton, diretor espiritual das Pastorais Sociais e representante da CEB’s Regional em Itabuna. Questões com a Identidade das CEB's, Missão das CEB's frente aos novos desafios apresentados a Igreja, 12º Intereclesial das CEB's, foram aprofundados no encontro.

No final do evento foram escolhidos os novos representantes que irão animar, dinaminzar e coordenar as CEB's na Diocese de Itabuna, sendo eleita para Coordenadora Diocesana, Maria de Fátima Silva Paim (no centro, de vermelho), da Paróquia Santa Rita de Cássia, integrante da Ordem Franciscana Secular, para a Secretaria Diocesana foi eleita Rafaela Santos de Souza (a direita, de amarelo), da Paróquia Santa Maria Goreti e para Tesoureira, Adelaide Carvalho de Mendes (a esquerda de lilás) da comunidade São Sebastião, da Paróquia da Piedade.

As escolhas das coordenações vicarias (Norte, Sul e Centro) foram remetidas para seus respectivos Vicariatos. Sendo que os representantes dos vicariatos presentes na Assembléia se comprometeram a ajudarem na organização e escolha das novas coordenações vicarias. Eleitas as coordenações vicarias elas se somarão a Coordenação Diocesana e juntas terão a importante tarefa de dinamizarem e conduzirem os trabalhos das CEB's na Diocese de Itabuna.

Os compromissos assumidos no 12º Intereclesial de CEB"s, foram também assumidos pela nova coordenação da CEB's Diocesana.

Para Haroldo Heleno, assessor das CEB’s na Diocese, ele afirma, que se deve aproveitar os ventos favoráveis soprado pelo Documento de Aparecida e as definições da última Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) , que trata as CEB’s como células vitais da Igreja. E lembrou da: “Mensagem ao Povo de Deus Sobre as Comunidades Eclesiais de Base”, documento emitido pela CNBB, no último dia 12 de maio. Onde ele destaca na mensagem de abertura do Documento como fonte motivadora para esta nova coordenação das CEB’s  na Diocese de Itabuna:

“As Comunidades Eclesiais de Base”, dizíamos em 1982, constituem “em nosso país, uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja (...)” (Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil, CNBB, doc. 25,1). Após a Conferência de Aparecida (2007) e o 12º Intereclesial (Porto Velho-2009), queremos oferecer a todos os nossos irmãos e irmãs uma mensagem de animação, embora breve, para a caminhada de nossas CEBs.

Queremos reafirmar que elas continuam sendo um “sinal da vitalidade da Igreja” (RM 51). Os discípulos e as discípulas de Cristo nelas se reúnem para uma atenta escuta da Palavra de Deus, para a busca de relações mais fraternas, para celebrar os mistérios cristãos em sua vida e para assumir o compromisso de transformação da sociedade. Além disso, como afirma Medellín, as comunidades de base são “o primeiro e fundamental núcleo eclesial (...), célula inicial da estrutura eclesial e foco de evangelização e, atualmente, fator primordial da promoção humana (...)” (Medellín 15).

Por isso, “Como pastores, atentos à vida da Igreja em nossa sociedade, queremos olhá-las com carinho, estar à sua escuta e tentar descobrir através de sua vida, tão intimamente ligada à história do povo no qual elas estão inseridas, o caminho que se abre diante delas para o futuro”. (CNBB 25,5).

E concluido os nossos Pastores nos exorta e nos anima nesta caminhada de CEB's

“Em comunhão com outras células vivas da Igreja, comunidades de discípulos e discípulas geradas pelo encontro com Jesus Cristo, Palavra feito carne (cf. Jo 1,14), como são os movimentos, as novas comunidades, as pequenas comunidades, que integram a rede de comunidades que a paróquia é chamada a ser, reafirmamos aqui o que está escrito no Documento 25 da CNBB: “Ao concluir estas reflexões, desejamos agradecer a Deus pelo dom que as CEBs são para a vida da Igreja no Brasil, pela união existente entre os nossos irmãos e seus pastores, e pela esperança de que este novo modo de ser Igreja vá se tornando sempre mais fermento de renovação em nossa sociedade”. (94)”

Boa sorte e boa caminhada as Comunidades Eclesiais da Diocese de Itabuna, tendo a frente a sua nova Coordenação e podem contar com o Conselho de Cidadania Paroquial. 


4 comentários:

  1. Parabens a nova coordenadoria. Espero que irão trabalhar segundo a mente da Igreja expressa no Doc. de Aparecida e não guiando-se com os ditames dos partidos, convertendo a preciosidade das CEBs num grupo politizante só.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A NOVA CORRDENAÇÃO, QUE O PROJETO DE DEUS SEJA O NOSSO OBJETIVO.

    ResponderExcluir
  3. parabems pela nova cordenação espero que agora funcione mesmo cm cara de comunidades não podemos esquecer que esse e o foco

    ResponderExcluir
  4. Espero que a nova diretoria trabalhe de acordo com as normas da Igreja, sem tirar proveito para si mesmo.

    ResponderExcluir