quinta-feira, 3 de junho de 2010

PASTORAIS SOCIAIS EM AÇÃO

As Pastorais Sociais da Diocese de Itabuna, vem buscando se organizar de forma articulada, buscando construir um Pastoral de Conjunto e assim contribuirem de forma mais qualificada no processo de evangelização nos seus espaços de intervenção. Muitas dificuldades tem sido encontrada neste processo de organização, entre eles podemos destacar: A falta de compreensão da importância do trabalho de uma pastoral orgânica, as agendas lotadas das diversas pastorais, a desiformação e até em alguns momentos o preconceito ao trabalho desenvolvido por estas pastorais. Mas percebemos que também a partir da criação deste espaço, avanços tem sido alcançados: Trabalhos conjuntos, formação dos seus quadros a partir das reflexões feitas nestes espaços, uma melhor visibilidade das diversas ações realizadas, solidariedade entre as Pastorais, momentros celebrativos muito rico.  

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Pastoral da Juventude (PJ), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Criança (PC), Pastoral Carcerária, Vicentinos, Cursilho de Cristandade, Conselho de Cidadania, as Irmãs Missionária Agostinianas e as Catequistas Franciscanas e CEBs estão entre as Pastorais e organizações que participam desta articulação.

Acreditamos que os esforços para partilhar as ações e os sonhos que unem as pessoas e as organizações são fundamentais para o crescimento coletivo e amadurecimento da Igreja, reflete o membro da CPT, Valderly Cazais.

Segundo Alda Maria do CIMI para transmitir esperanças ao povo “os agentes de pastorais precisam estar motivados e com esperanças no mundo onde os jornais das TVs só mostram notícias ruins”.

Para Cosme da Pastoral da Criança é preciso “enxergar os sinais de esperança presentes nas comunidades como as reuniões e encontros para celebrar a vida”. 

As Pastorais estão sendo convocadas para mais uma reunião no dia 05 de junho de 2010, na sede das Pastorais Sociais, a rua José Bonifácio, 336 - Bairro Santo Antônio.

Entre os assuntos que estão em pauta para o encontro: O Ano Missionário Diocesano, a  reanimação do Fórum de Luta por Terra Trabalho Cidadania da Reunião Cacaueira(FLTTC), As diversas Romarias que foram e ainda vão ser realizadas, Comunidade Eclesiais de Bases(CEBs), Grito dos Excluídos,  

Nenhum comentário:

Postar um comentário