domingo, 11 de setembro de 2011

A BAMIN VOLTA AO ATAQUE

Neste final de semana apareceu nos condomínios e nas vilas das praias do norte, em Ilhéus, um grupo bastante “interessante” para não chamá-los de embusteiros. Todos bem vestidos, com a “farda” da Bamin, com o claro objetivo de “convencer” os moradores desta região a aceitar de novo que o projeto intermodal volte a ser implementado nesta região. Com um discurso bem elaborado, mostrando todas as “vantagens” que este empreendimento realizará, só não prometeram o céu, por enquanto.

Lendo o site do Ação Ilhéus, dá para entender os verdadeiros motivos e as intenções que estão por trás destas visitas.

Texto do site:
“...Agora, equipes formadas por contratados do Governo do Estado da Bahia e da BAMIN, estão visitando as Comunidades, com o objetivo de “preparar” os moradores a estarem na Audiência Pública posicionando-se a favor do projeto. Nas visitas, os “técnicos” informam que todos os impactos serão mitigados e que a saúde da população não será afetada. As cortinas de vento que no primeiro projeto não eram necessárias, pois o pó era pesado e não dispersava, agora informam que serão instaladas para evitar a dispersão do particulado de pó ferro.

Também informam para as populações atingidas pela antiga poligonal que, a título de compensação ambiental, a área será transformada no que já é, ou seja, uma APA! Sendo APA, os moradores poderão continuar onde estão, pois este tipo de Unidade de Conservação permite o uso sustentável.

Preocupante esta informação para as pessoas, já que, de acordo com a Lei do SNUC, as compensações deverão ser feitas em Unidades de Conservação Integral já existente ou criar uma nova. O que fará o Governo com a área desapropriada e paga?

Outras informações são preocupantes e já prenuncio de inverdades, quando afirmam que o Governo vai diminuir a atual poligonal, para evitar conflitos com pequenos agricultores e nenhum Decreto existe para substituir o inicial que torna de utilidade pública uma área de 4.834ha e o EIA está se referindo a esta mesma área”.


No site do Ação Ilhéus, esta mais uma vez explicado o porque das “visitas” e o perigo que elas representam:

“...Mais do que apenas travestido de público, o Porto da BAMIN agora é o Porto Sul. Técnicos da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia e da empresa Hydros Engenharia e Planejamento entregaram, nesta quinta-feira (8), durante reunião no Centro de Convenções de Ilhéus, O EIA–Estudos de Impacto Ambiental e o Rima-Relatório de Impacto Ambiental) elaborado para a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul.

O chefe de Gabinete do Prefeito de Ilhéus, José Nazal, informou que a partir desta segunda-feira (12), o EIA/Rima estará à disposição de instituições e cidadãos para que possam tomar conhecimento dos estudos efetuados.

O próximo passo, segundo José Nazal é aguardar a publicação do edital para a realização da audiência pública, que deverá ser realizada no dia 29 de outubro. Na reunião, o prefeito em exercício Mário Alexandre, questionou se os estudos contemplavam as questões sociais e econômicas, em virtude do local escolhido ser uma área de pequenos produtores rurais ativos e não poderão sofrer qualquer interrupção nas suas atividades. “Temos que buscar o desenvolvimento, porém devemos preservar as pessoas envolvidas, para que não sofram prejuízos de ordem econômica ou social na rotina de trabalho”, defendeu".

É hora de estudar! Faça download do EIA/RIMA clicando AQUI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário