quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O CCP e o estudo da Ética

O Conselho de Cidadania Permanente realizou mais uma reunião de estudo, tendo desta vez a contribuição da excelente Marilena Chauí, filósofa, historiadora, professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ele abordou o tema Ética e Política.

Ela destacou em sua fala que a Política foi uma coisa inventada pelos gregos. Isto não quer dizer que antes dos gregos, antes dos romanos não houvesse o exercício do poder, não houvesse governo, não houvesse autoridade.

O cristianismo vai criar um problema no campo da Política. Por que? Porque se para os antigos era no espaço público que a Ética melhor se realizava, no momento em que com o Cristianismo o espaço público é recusado em nome do espaço privado, do recinto, do coração e da consciência, o que acontece? O que acontece no momento em que surgem as autoridades cristãs? Ou seja, como é que vai haver um espaço público cristão? Já que a autoridade e a Ética são pensadas de maneira privada?

Veja aqui a reflexão completa da professora Marilena: Clique aqui 

Para a nossa próxima reunião daremos continuidade ao reflexão do tema Ética, trazendo outro pensador brasileiro para nos ajudar na reflexão. Estamos também programando entre as nossas atividades externas, um seminário que esperamos poder contar com a contribuição do professor Samuel Macedo para junto com a sociedade regional refletirmos sobre este importante e urgentíssimo tema da Ética. Em breve estaremos divulgado a data e o local do seminário.

Temos ainda programado para este segundo semestre a participação do CCP nos diversos mutirões que ocorrem na cidade, bem como uma atividade envolvendo os idosos, pastorais sociais e Defensoria Pública do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário