terça-feira, 20 de setembro de 2011

TODOS JUNTOS CONTRA A CORRUPÇÃO

Voluntários da organização não governamental (ONG) "Rio de Paz" fincaram, na madrugada desta segunda-feira (19/09), 594 vassouras pintadas de verde e amarelo nas areias da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. O ato representa um protesto contra a corrupção no país. De acordo com a ONG, cada vassoura corresponde a um congressista – 513 deputados federais e 81 senadores.

O grupo também estendeu uma faixa com a inscrição “Congresso Nacional, ajude a varrer a corrupção do Brasil”. Segundo o líder do movimento, Antonio Carlos Costa, a ideia é conscientizar a população para cobrar mais transparência na utilização do dinheiro público, já que os desvios desses recursos são responsáveis pela morte de muitos brasileiros. Esta manifestação foi uma prévia para a passeata denominada “Todos juntos contra a corrupção”, manifestação deverão ocorrer em vários cantos do Brasil. No Rio o local escolhido para a concentração é a Cinelândia no centro do Rio. Na rede social Facebook, mas de 300 mil pessoas já havia confirmado presença.

Um grupo de jovens convoca, via redes sociais, a marcha na capital baiana.

Em Salvador, a passeata acontecerá hoje no mesmo horário, no Campo Grande. O movimento anticorrupção, semelhante aos organizado no Rio de Janeiro, também foi convocado pela rede social Fecebook. A caminhada deverá sair do campo Grande por volta das 17:00h de hoje e já conta com a confirmação de presença de mais de 500 pessoas. O convite no Facebook diz que é o objetivo é educar os jovens que ser honesto vale muito a pena. Para sexta feira dia 22, está prevista outra manifestação na Praça Municipal.

Antônio Carlos Costa, presidente da ONG Rio de Paz, afirma: “Nós precisamos inaugurar uma nova fase no nosso país, marcada por um controle social maior das ações do Legislativo e do Executivo, porque hoje esse controle está sendo mediado apenas pelos partidos políticos, que se reúnem e tomam suas decisões, enquanto o povo observa de braços cruzados. É um movimento pacífico para mobilizar a população até vermos essa quantidade absurda de dinheiro [arrecadada pelos cofres públicos] ser canalizada para as obras de infraestrutura, escolas, assistência médica, entre outros”.  “A sociedade precisa exercer um controle maior sobre a atuação dos parlamentares. Tem que haver mais transparência. É necessário um acompnahamento de como são feitas as nomeações para importantes cargos públicos".

Podemos e devemos também fazer a nossa parte, além de divulgar, e participarmos destas estas ações no combate a corrupção, é preciso analisar com bastante cuidado os políticos que estamos escolhendo para nos representar. Não esqueçamos que o ano que vem, é um ano eleitoral, nada melhor para varrer a corrupção que ecolhas conscientes e a posterior fiscalização do seu escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário