domingo, 13 de novembro de 2011

A CIDADE DO DIABETES

No dia 12 de novembro de 2011, a cidade de Itabuna, se tornou a “Cidade do Diabetes”, na verdade esta expressão significa que a Cidade se tornou a Capital Brasileira da Prevenção do Diabetes. Com a realização da sétima edição do “Mutirão do Diabético”, que realizou internamente mais de dois mil atendimentos médicos, com exames do olho, pé, lazer e rim e encaminhamento dos casos mais graves para tratamento e cirurgia e da impressionante marca de 13 mil atendimentos na Feira de Saúde, realizada na Praça Beira Rio, que contou com 25 stands, com as mais diversas atividades: orientações sobre nutrição exames de glicemia, pressão arterial, atividades físicas, uso de insulina, primeiros socorros, cuidados bucal, e até mesmo assistência jurídica, entre outras. Com mais esta realização, “Itabuna é hoje um referencial em todo o Brasil na prevenção da doença”, afirma o Dr. Rafael Andrade, coordenador do Mutirão do Diabético.

O Mutirão do Diabético é um projeto idealizado pelo jovem médico Rafael Andrade, e assumido por toda sua equipe do Hospital de Olhos Beira Rio, e que já “contagiou” muita gente. Nesta sétima edição era impressionante a quantidade de voluntários, (médicos, profissionais das mais diversas áreas, estudantes, entidades da sociedade civil organizada, clubes de serviços, artistas e pessoas atraídas pela vontade de ajudar, como a nossa equipe do Conselho de Cidadania Permanente que se fez presente pelo segundo ano consecutivo).

O Conselho de Cidadania Permanente – CCP, que atuou internamente ajudando no fluxo dos pacientes, conduzindo-os para as diversas salas de atendimento, via e sentia naquelas pessoas feridas pela doença, um sentimento de alegria e agradecimento em meio a tanto sofrimento que a diabetes causa. Percebíamos também que diante da tanta inoperância do sistema de saúde pública e a falta de respeito com cidadãos e cidadãs nos atendimentos na grande maioria dos hospitais e postos de saúde de Itabuna, com algumas exceções, os seus serviços deixam a desejar, sobretudo no atendimento das pessoas mais necessitadas dos seus cuidados; Há um anseio na população, especialmente da mais carente, por um atendimento de saúde digno e de qualidade; as pessoas que ali eram atendidas no Mutirão se sentiam valorizadas, respeitadas, resgatadas em sua dignidade e cidadania.

A Campanha da Fraternidade de 2012, terá como tema de reflexão: “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38, 8), no ultimo dia 12 de novembro as atividades do 7º Mutirão do Diabético de Itabuna, nos mostrou que isto é possível. Para que isto aconteça basta que transformemos as ações do Mutirão em algo constante e normal. Se torne “regra” e não “exceção” no sistema de saúde do nosso munícipio, e para isto, é preciso continuar contando com a participação de todas as pessoas e autoridades, para que se chegue um  dia, que não precisaremos mais realizar este tipo de mutirão, só assim será possível, construímos uma “Nova Sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário