quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Itabuna, ainda é a campeã... que vergonha!

Infelismente este é um título que ninguém ainda conseguiu tirar de Itabuna, "A cidade campeã brasileira em mortalidade infantil e vice em assassinatos"  


Um perfil das cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, publicado na edição desta semana da revista Veja, coloca Itabuna em situação desonrosa e lembremos que isto não é a primeira vez. Em 2009 Itabuna foi classificada como a campeã entre os dez municípios do país em risco de violência que podia levar à morte jovens de 19 a 24 anos de idade. Camaçari e Teixeira de Freitas foram as outras duas cidades baianas nesta situação de vulnerabilidade.

Nada mudou, ou aliás, piorou, no levantamento da Veja, Itabuna é a segunda cidade com maior taxa de homicídios do Brasil, com 113,8 assassinatos por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Marabá, no violento Sul do Pará, com 125 homicídios para cada 100 mil habitantes.

No quesito mortalidade infantil, a situação de Itabuna é ainda mais vergonhosa: a cidade é a campeã nacional com 29,4 mortes por cada grupo de mil recém nascidos. Está bem à frente de Vitória da Conquista e de Marabá. Para efeito de comparação, as cidades mais bem colocadas, Presidente Prudente (SP), Américana (SP), Viamão (RS) e Macaé (RJ) tem 8 mortos para cada mil recém nascidos.

Um comentário: