terça-feira, 15 de novembro de 2011

Regional Nordeste 3 realiza sua 49ª Assembléia de Pastoral

Foi realizada no período de 7 a 10 de novembro de 2011, no  Centro de Treinamento de Líderes, no bairro de Itapuã, em Salvador, a 49ª Assembléia de Pastoral do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe).  A Assembleia contou com a presença de cerca de 100 representantes das diversas Dioceses da Bahia e Sergipe, quando na oportunidade se definiu as prioridades, metas e ações comuns para o quadriênio 2011-2015 à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

A Assembleia tratou também da Campanha da Fraternidade 2012, o tema em pauta foi o sistema de saúde nos estados que compõem o Regional. Foi discutida ainda a 5ª Semana Social e a Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelo Regional.


Entre uma das urgências, o Regional definiu que é preciso “fortalecer e organizar a ação missionária nas dioceses, paróquias e comunidades e realizar o Congresso Missionário Regional até 2014”, além de celebrar junto com toda a Igreja no mundo o Ano da Fé 2012.

Entre as ações comuns, o Regional definiu também que é preciso “organizar cursos de formação missionária nas regiões pastorais, formar os Conselhos Missionários Diocesanos e os Conselhos Missionários Paroquiais” e “assumir as missões populares e missão jovem”.

Assembleia Regional Pastoral acontece anualmente e reúne as principais lideranças da igreja do Regional e forma os agentes de pastoral. O tema das DGAE foi apresentado pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, padre Elias Wolf. “Foi uma Assembléia muito produtiva, com tempo prolongado para estudo das DGAE 2011-2015 e definição das prioridades para as dioceses do NE3. Foi uma experiência de convivência muito enriquecedora, fortalecendo a corresponsabilidade de todos na evangelização”,comentou após o encontro.

Clique e veja as definições da 49ª Assembléia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário