quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O 7º MUTIRÃO DO DIABÉTICO DE ITABUNA

No ultimo dia 31 de outubro os membros do Conselho de Cidadania Permanente – CCP, estiveram visitando as dependências do Hospital de Olhos Beira Rio, onde será realizado a sétima edição do Mutirão do Diabético. A visita na verdade foi para saber dos responsáveis por este importante evento, como e onde se daria a contribuição do CCP no Mutirão? 13 membros do CCP estarão atuando como voluntários no dia 12/11.

O 7º MUTIRÃO DO DIABÉTICO DE ITABUNA, será realizado no próximo dia 12 de novembro de 2011, a partir de 8:00 horas, no Hospital de Olhos Beira Rio e em stands na Avenida Beira Rio. O Mutirão a cada ano ganha maior relevância, com a ampliação das especialidades atendidas, a exemplo do olho, do pé e de pacientes renais com diabetes, com participação de oftalmologistas e de várias áreas da Medicina e especialistas renomados em Retina e Angiologia, convidados de outros Estados com experiência em Mutirão.

Este ano, a atividade se dará em conjunto com a Associação dos Diabéticos de Itabuna -ASDITA, uma Feira de Saúde na Praça Rio Cachoeira, na frente do Hospital de Olhos, como complemento do Mutirão do Diabetes e da Semana do Diabetes da ASDITA, para celebrar em conjunto com 181 países do Dia Mundial do Diabetes. O evento que terá espaço para atividades culturais e recreativas, orientação e prevenção do diabetes, com a participação de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social e Educação Física.

No Mutirão o paciente não necessita marcar a consulta. Todos os diabéticos que comparecem ao Mutirão são atendidos. O paciente realiza exame do fundo de olho e se for indicado, tratamento a Laser no mesmo dia. O Mutirão é um dos poucos do País, que além da parte ocular também avalia o PÉ DIABÉTICO, a HIPERTENSÃO ARTERIAL, o acometimento RENAL, além de exames laboratoriais (glicemia, hemoglobina glicosilada, uréia, creatinina, sumário de urina). Palestras de esclarecimentos aos pacientes sobre a necessidade da prevenção, do controle e do tratamento do Diabetes são ministradas durante toda semana que antecede o evento.

A IDF (International Diabetes Federation) e a ONU apadrinharam a campanha do Dia Mundial do Diabetes em todo o mundo e entre os vários objetivos está o de iluminar com luz azul, ao menos 500 monumentos ícones em todo o mundo. Neste ano nós aderiremos a ação de iluminar com luz azul alguns locais e monumentos importantes em Itabuna na noite de 14 de novembro, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes.

O CCP além de participar no dia 12/11, estará divulgando alguns cuidados necessários para combater este mal aqui em nosso blog.

Vamos estar mais uma vez vestido esta camisa. Vista você também!

Um comentário:

  1. Bravo ASDITA, ao HOSPITAL DE OLHOS BEIRA RIO e a todos os voluntarios que participam desse mutirao, voces estao de parabens por esta iniciativa, agradeco em nome dos diabeticos, pois sou um deles.

    ResponderExcluir