domingo, 28 de março de 2010

70 anos de Dom Ceslau - Bispo Diocesano de Itabuna


No dia 27 de março de 2010, às 18:00 horas com uma bonita celebração eucarística realizada na Catedral de São José – Itabuna – Bahia, marcou a passagem dos 70 anos de Dom Ceslau Stanula, Bispo Diocesano de Itabuna. Dom Ceslau é Missionário Redentorista, nascido em Szerzyny, pequena cidade, distante 100 km de Cracóvia, na Polônia, no ano 1940. Seus pais, Stanislaw e Bronislawa Stanula, eram camponeses e tiveram oito filhos. Destes, três são religiosos: Emil, sacerdote redentorista; Dom Ceslau, bispo; Teresa, da Congregação das Pequenas Irmãzinhas de Jesus; Dom Ceslau entrou na Congregação dos Missionários Redentoristas com 17 anos. Terminou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário Redentorista, recebeu a ordenação sacerdotal no dia 19 de julho de 1964. Iniciou o seu trabalho sacerdotal na Polônia, na cidade universitária de Gliwice, na Silesia, como catequista e capelão do Hospital Oncológico. De Gliwice foi transferido para a Argentina como missionário e trabalhou no Norte argentino.

Depois de seis anos de trabalho na Argentina, foi enviado ao Brasil para dar início à Missão Redentorista da Bahia, em Bom Jesus da Lapa, onde ocupou as funções de Superior da Missão Redentorista do Estado, Reitor do Santuário, Pároco da Paróquia, Vigário Geral da Diocese, Professor do Colégio de São Vicente, Diretor da gráfica "Bom Jesus", Assistente Eclesiástico e orientador da Congregação das Filhas de Fátima, pregando também missões populares.

Depois de 12 anos de trabalho em Bom Jesus da Lapa, foi transferido para Salvador, para a Comunidade de São Lázaro, aí assumiu a função de Vigário Paroquial e Diretor Espiritual do Encontro dos Casais com Cristo e do "Grupo Repartir". Trabalhou também como professor. Depois foi nomeado Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro e Pároco da Paróquia de Ondina-CE. Em Salvador dedicou-se à Pastoral Familiar, sendo nomeado pelo Arcebispo D. Lucas Moreira Neves, Diretor Diocesano do ECC.

Para melhor identificar-se com o povo brasileiro, naturalizou-se brasileiro, recebendo o Certificado de Naturalização no dia 24 de março de 1987 em Salvador. Nomeado Bispo Diocesano de Floresta-CE, pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, em 23 de agosto de 1989, recebeu a Consagração Episcopal na Paróquia de Ondina, onde trabalhou. Como Bispo de Floresta dedicou-se ao trabalho pastoral e social. Construiu vários açudes, adução de água, construção de capelas, entre outros. Foi responsgável pela Pastoral Familiar em quatro Estados: Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No dia 27 de agosto de 1997 foi nomeado Bispo Diocesano de Itabuna, tomando posse no dia 26 de outubro do mesmo ano. Lema Episcopal: “VOX CLAMANTIS IN DESERTO” – Voz que clama no deserto.

No dia 5 de novembro de 2009, com uma celebração eucarística tivemos a oportunidade de celebramos os 20 anos de ordenação episcopal. Naquela oportunidade, logo após a celebração, o prelado fez o lançamento do livro “Cotidiano na Igreja”, que reúne uma coletânea artigos de sua autoria publicados semanalmente no jornal Agora no período de 2005/2007.

Já se passaram doze anos de presença marcante nas terras do Cacau. Como bem disse o Pe. Moisés, Dom Ceslau por onde passa cria laços de amizade e carinho e sua postura firme tem feito com que a Igreja particular de Itabuna, se destaque no cenário Regional. Mara Gomes falando em nome do Conselho de Pastoral e representando todos os movimentos diocesano lhe ortogou o título de BISPO DA FAMÍLIA.

2 comentários:

  1. Acabei de escrever um post em homenagem a Dom Ceslau,pelo seu aniversário, no meu blog -www.livroearte.com
    Peço ao Papai do Céus muitas bençãos, saúde e paz para que ele continue cumprindo lindamente essa sua missão.
    Almira

    ResponderExcluir
  2. Deus abencoe esse homem! exemplo de sabedoria!!

    ResponderExcluir