domingo, 28 de março de 2010

DOMINGOS DE RAMOS NA PARÓQUIA

Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando Ele em Jerusalém, toda cidade se alvoroçou e perguntavam Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia." Mateus 21:1-11.


A Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na Diocese de Itabuna, sul da Bahia, realizou neste dia 28 de março, a abertura das atividades da Semana Santa de 2010, com uma belíssima e participativa celebração do Domingos de Ramos. A celebração teve inicio na Rua Getúlio Vargas, no Bairro Banco Raso, da Comunidade de São Francisco, celebrada pelo Frei José Raimundo. Desta vez foi a comunidade de São Francisco que foi agraciada com este momento maravilhoso de demonstração de fé e participação popular. Esta iniciativa também faz parte da dinâmica adotada pela Paróquia Santa Rita de priorizar as comunidades, motivando-as e valorizando as inciativas comunitárias.

Milhares de pessoas se deslocaram pelas ruas do Banco Raso e do Bairro São Caetano em direção a Igreja Matriz, localizada na Av. Juarez Távora, s/n, no Bairro São Caetano, cantando, orando e repetindo os gestos dos primeiros cristãos de louvores a Jesus, com gritos de "Rei, Rei, Rei, Jesus é nosso Rei" e de "Hosanas", a procissão de Ramos atraiu muitas pessoas que estavam em suas casas, muitas delas enfeitadas e com velas e Bíblias nas portas e janelas para recepcionarem a passagem da enorme multidão.

Chegando na Igreja Matriz, o Frei Giovanni Cappone, deu continuidade a celebração com os ritos normais da celebração eucarística.

Vale lembrar que o Domingos de Ramos relembra a entrada triunfal do Senhor em Jerusalém, no domingo anterior à sua crucificação e ressurreição, representava a recepção gloriosa que lhe prestaria a Sua Igreja, prestes a ser estabelecida; representa a recepção do Senhor como Rei da Glória, como Divina Verdade, como forma visível do Divino Amor na forma humana.

Num sentido mais interior, a entrada triunfal marcava também o começo do trabalho final da redenção, pela qual os infernos foram subjugados, os céus foram ordenados e um caminho foi aberto para a instalação de Sua Igreja na terra.

E relembrando as palavras do Frei José Raimundo, logo após a leitura do Evangelho: Esta mesma multidão que recepcionou Jesus de forma tão calorosa, como Rei e Mestre, foi a mesma que influenciada pelo poder da época (Doutores da Lei, Escribas, Políticos) pediram a condenação de Jesus e o levaram a crucificação. Sem duvida, esta reflexão é para nós de fundamental importância, ainda mais, diante do estado em que vivemos, onde os meios de comunicação estão a serviço deste mesmo poder que pediu e pede a condenação de todos aqueles que assim como Jesus lutam por um mundo de Justiça, igualdade e fraternidade.

Haroldo Heleno
Coordenador de Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário