terça-feira, 23 de março de 2010

MOÇÃO DE APOIO A LUTA DOS TUPINAMBÁ

O intenso processo de criminalização e perseguição as lideranças Tupinambá de Olivença e os diversos ataques as suas lutas, desencadeado por fortes ações de preconceitos motivaram diversas Entidades da Bahia e algumas do Brasil a lançarem uma Moção de apoio e Solidariedade ao Povo Tupinambá, bem como um repúdio a este processo de criminalização, que infelizmente não é nenhuma novidade para os Movimento Sociais no Brasil, mas que vem se tornando cada vez mais agressivo e ousado. O Conselho de Cidadania Paroquial também se soma nesta luta pela garantia dos direitos e da cidadania do Povo Tupinambá.

Os povos indígenas do sul da Bahia, a longa data vem sofrendo este tipo de ataque. Primeiramente os Pataxó Hã-Hã-Hãe durante muito tempo não era sequer considerados indígenas, quando este argumento caiu por terra com as comprovações antropológicas, os ataques se voltaram com um intuito de dizer que os Pataxó Hã-Hã-Hãe não eram daqui da região, o que também foi prontamente rechaçado. Não tendo sucessos nestas incursões a elite local investiu pesado no processo de perseguição e criminalização das lideranças Pataxó Hã-Hã-Hãe e até mesmo no assassinato das mesmas, podemos dizer que quase todas elas que estavam na linha de frente foram acusadas de diversos “crimes” com o claro intuito de tirá-las da luta. Um outro argumento preconceituoso muito usado é dizer que tudo de ruim que acontece na região é culpa da luta dos índios pelos seus direitos, se esquecendo eles que os grandes culpados pelo caos regional e a falta de perpesctivas  é a própria elite local (politica  e econômica) que sempre comandou o “pedaço”. O processo se repetiu com os Pataxó do Extremo-sul se se destacando na região o indígena Joel Braz, liderança de peso do Movimento Frente de Resistência da Luta Pataxó, foi criminalizado e perseguido e hoje encontra-se em prisão domiciliar em uma das aldeias do seu Povo. Estas lideranças ainda tiveram a sorte e a proteção de Deus de não serem assassinadas, o que infelizmente vitimaram outros de seus parentes que também estavam na luta.

Agora, o mesmo processo é desencadeado contra os Tupinambá de Olivença, com os mesmos requisitos e com os mesmos argumentos e os mesmos atores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário