terça-feira, 23 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - TEMOS O QUE COMEMORAR?

Comemora-se no dia 22 de março, o Dia Internacional da Água, celebração esta criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, através da resolução A/RES/47/193, decorrente das recomendações oriundas da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contida no capítulo 18 que trata dos recursos hídricos da Agenda 21 – que foi um dos principais resultados da conferência Eco-92. Por sua vez, a Agenda 21 é um documento que estabeleceu a responsabilidade de cada país em se comprometer a refletir e tomar medidas concretas para soluções sócio-ambientais, tendo em vista a necessidade, desde àquela época, de se conscientizar sobre a importância da água potável para a sobrevivência da sociedade mundial. Neste ano o tema estabelecido pela ONU é “Qualidade da Água”.


Neste 22 de março de 2010, é sem duvida uma ótima oportunidade para uma parada reflexiva, sobre a situação deste precioso liquido. Primeiramente a questão dos rios, não precisaremos ir muito longe, pois quando falamos nesta situação, muitos recorrem ao Tiete em São Paulo, temos aqui infelizmente em Itabuna, a situação do nosso rio (se é que ainda podemos chamá-lo assim) Cachoeira, totalmente poluído, desgastado e esquecido. Na questão do saneamento básico, muitos bairros não o possuem . Com uma população de 211 mil habitantes, apenas 60% dos lares itabunenses têm rede de esgotamento sanitário. Todo o esgoto produzido na zona urbana é lançado no Rio Cachoeira sem tratamento. A desvalorização do produto, é muito comum encontrarmos vazamentos pelas ruas da cidade que demoram dias para serem resolvidos pela Emasa, pessoas continuam desperdiçando o precioso liquido com lavagem de passeios, de carros, enquanto em muitas casas estão em falta. Não existe nenhum programa ou incentivo para o aproveitamento das águas de chuva.


Enfim como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário