Conselho de Cidadania da Paróquia Santa Rita de Cássia e a Comissão de Mulheres de Santa Rita, realizaram atividades nos dias 06 e 07 de março de 2010, visando comemorar o Dia Internacional das Mulheres, no dia 06, foi realizada uma caminhada pela Paz e contra a violência as mulheres (veja as fotos), e no dia 07 houve uma celebração de Ação de Graça pela passagem da data. O CCP vem neste dia 08 de março homenagear todas as mulheres pela passagem do seu dia internacional, queríamos poder só falar de coisas boas, mas infelizmente ainda persiste na sociedade uma divida muito grande com as companheiras mulheres.
A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, emitiu um comunicado nesta quinta-feira (4) no qual denunciou as violências domésticas e os cerca de 5 mil assassinatos anuais cometidos contra mulheres. Neste caso, as mortes ocorreram sob pretextos como a proteção da “honra” e da “família”. (leia mais).
A busca incessante por um lugar ao sol está em pleno vapor. As mulheres seguem às voltas com os mais variados tipos de violência: no lar, no trabalho e na sociedade. São vítimas, na maioria das vezes silenciosas e indefesas, de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens que exercem as mesmas funções), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre outras tantas.
É claro que ao longo destes anos derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos.
Prova da necessidade de maior reconhecimento da mulher é a própria institucionalização de uma data-homenagem; se a sociedade efetivamente tivesse incorporado a idéia de que os dois sexos estão em pé de igualdade, não haveria necessidade de se criar um dia para lembrá-la; seria uma atitude inútil e redundante.
O CCP através de seus membros principalmente das companheiras mulheres não deixa de prosseguir na longa estrada que leva à valorização das mesmas e une-se, também aproveitando seu dia, não só às mulheres, mas às pessoas do mundo inteiro que compreendem sua busca incansável entre as pedras do caminho e deseja a todas as mulheres do mundo um Feliz dia Internacional das Mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário