quinta-feira, 18 de março de 2010

O CCP faz visita de Solidariedade e apoio a Serra do Padeiro

Adenilton Conrado Vice presidente do CCP e Haroldo Heleno relações pública participaram no ultimo dia 16 de março de 2010, de uma visita de solidariedade e apoio a luta do Povo Tupinambá de Olivença na comunidade da Serra do Padeiro no município de Buerarema. A visita contou ainda com a participação de diversas Entidades da Sociedade Civil Organizada do sul da Bahia, representantes da Igreja Católica da Diocese de Itabuna. Foi um dia bastante agradável quando tivemos a oportunidade de conhecer a realidade daquela comunidade de pessoas honestas e trabalhadoras e desfrutarmos de momento de intensa confiança em Deus e na organização popular.

Visitamos áreas retomadas pela comunidade que se encontravam totalmente abandonadas quando da ação de retomadas e hoje abrigam diversas famílias indígenas que estão produzindo uma variedade imensa de produtos, muitos deles comercializado nos comércios da região (Buerarema, Una, Itabuna, Ilhéus) a exemplo da famosa farinha de Buerarema nacionalmente conhecida e produzida por esta comunidade tradicional.

Tivemos também um momento de muita tristeza e indignação quando os familiares do cacique Babau relataram a trajetória de luta da comunidade, os diversos momentos de perseguição e calunias e culminando com o relato da ilegal prisão do cacique daquela comunidade, Rosivaldo Ferreira pela Policia Federal na madrugada do dia 10 de março de 2010.

Ao final da nossa visita, tivemos a oportunidade através do nosso vice coordenador de externar toda nossa solidariedade com a luta dos excluídos e marginalizados, plantando uma árvore frutífera, como uma forma de ao povo Tupinambá em especial a comunidade da Serra do Padeiro que apoiamos a sua justa e brava luta pela reconquista de seu território.



(Clique aqui e vejam nota das entidades que lá estiveram.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário